Notícias

22/06/2017 22/06/2017 11h48m

Prefeito Jorge Pozzobom participa da abertura da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social


Salão de Atos do Centro Universitário Franciscano ficou lotado de participantes (Foto: João Alves)

Chefe do Executivo ressaltou compromissos do Governo com a Assistência Social

 

Criar políticas públicas efetivas voltadas à Assistência Social e garantir direitos socioassistenciais são alguns dos compromissos da Prefeitura de Santa Maria e que estão sendo trabalhadas, nesta quinta-feira (22), na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. Até sexta-feira (23), profissionais da área participam do evento, que tem o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Ressaltando a importância da área, o prefeito Jorge Pozzobom acompanhou a abertura da Conferência e reafirmou aos presentes os compromissos do Governo.

Realizado pela Prefeitura de Santa Maria e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a Conferência lotou o Salão de Atos do Centro Universitário Franciscano (Unifra). O chefe do Executivo aproveitou o encontro para assegurar que trabalha com atenção a um dos tripés mais importantes de um governo: Educação, Saúde e Assistência Social. Segundo Pozzobom, a partir deste tripé, o objetivo é garantir à população vulnerável melhores condições e oportunidades.

“Que as diretrizes aqui pensadas e desenvolvidas possam ser efetivadas em nossa Administração. Temos um compromisso muito grande com o desenvolvimento social, e ele passa pelas áreas da Saúde e da Educação”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, acrescentou que a Conferência é um marco no Município e será de grande importância para o fortalecimento da Secretaria.

“Queremos e vamos colocar em prática políticas públicas de Assistência Social. Não tenho dúvidas que esta Conferência nos guiará em muitos caminhos”, argumentou o secretário.

Ao fim dos pronunciamentos, a Banda Marcial Som da Vida, projeto da instituição católica Saema, abrilhantou a primeira manhã de atividades no Centro Universitário Franciscano.

 

EIXOS NORTEADORES DA CONFERÊNCIA

EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais

EIXO 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS

EIXO 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais

EIXO 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais

 

PROGRAMAÇÃO

22 de junho de 2017

13h30min – Mesa redonda de discussão dos eixos norteadores da conferência:
Participantes: Berenice Rojas Couto (assistente social e professora da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre – PUC/RS); Agnaldo Engel Kenevitz (assistente social e presidente do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/RS) e representantes do Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS).
15h30min – Coffee break
16h10min – Retorno dos trabalhos
17h30min – Encerramento

23 de junho de 2017

8h – Momento cultural
8h45min – Início dos trabalhos em grupo
10h – Coffee break
10h30min – Retorno dos trabalhos em grupo
13h30min – Plenária Final
15h30min – Coffee break
16h10min – Retorno dos trabalhos
18h – Encerramento

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial