Notícias

21/06/2017 21/06/2017 15h48m

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer está com inscrições abertas para aulas de Câmbio


Participantes do Câmbio desenvolvem a concentração e a resistência física (Foto: Deise Fachin)

A modalidade esportiva de vôlei adaptado para adultos é gratuita e realizada no CDM

 

A Prefeitura de Santa Maria está oferecendo à população uma nova modalidade esportiva. É o “Câmbio”, um jogo de voleibol adaptado que utiliza a quadra e a bola para exercitar homens e mulheres acima dos 50 anos. A aula inaugural da primeira turma ocorreu na manhã desta quarta-feira (21) e contou com 18 participantes. As aulas acontecem no Centro Desportivo Municipal Miguel Cervi Viero (CDM) e as inscrições para novos integrantes estão abertas no local (veja abaixo).

De acordo com a profissional de Educação Física do CDM, Elisa Rocha, por ser um esporte coletivo, o Câmbio proporciona a integração entre os participantes. E, como atividade física, desenvolve a concentração e a cooperação.

“O Câmbio traz muitos benefícios para quem pratica essa modalidade. Além da preparação muscular que o esporte exige, oferece qualidade de vida e integração. Também desenvolve o raciocínio, a agilidade e promove a qualidade de vida”, destaca Eliza.

CDM E ORECO OFERECEM TURMAS DE GINÁSTICA, CAMINHADA E ALONGAMENTO

A qualidade de vida citada pela professora é enfatizada pelo superintendente de Esporte e Lazer, Givago Ribeiro, como fator importante para a saúde preventiva.

“Nosso objetivo aqui é promover a integração por meio do esporte. As aulas buscam valorizar a convivência social, a troca de experiências e a construção de novas amizades. Tudo isso amplia as relações sociais, possibilitando que o adulto permaneça ativo e atuante, o que acaba funcionando como uma prevenção às doenças degenerativas que chegam com a idade”, explica.

Eliza comenta que, além da atividade física, os participantes também devem se organizar para participar de campeonatos e atividades extras.

“Com os grupos que já trabalhamos aqui no CDM, temos por hábito realizar outras atividades de integração. Periodicamente, fazemos caminhadas e em todas elas incluímos alguma atividade cultural. Vamos a museus, exposições e shoppings, aliando o passeio ao exercício da caminhada. Também promovemos atividades em datas comemorativas como Natal, Páscoa, Festa Junina, sempre com o intuito de agregar e interagir”, finaliza.

 

SERVIÇO:
O QUÊ: Aulas de Câmbio (modalidade de voleibol adaptado)
QUEM PODE PARTICIPAR: Homens e mulheres acima de 50 anos (há possibilidade de inscrição também para pessoas adultas de outras faixas etárias, menores de 50 anos)
QUANDO: Quarta-feira, das 9h às 10h.
INSCRIÇÕES: Diretamente no CDM (Farrezão), localizado na Rua Appel, nº 798 – Bairro Fátima
EXIGÊNCIA: Apresentar um atestado médico de aptidão física para a prática de exercícios
QUANTO: De graça

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial