Inicial > Notícias > Agentes comunitários de Saúde do Município...

Notícias

21/06/2017 21/06/2017 13h55m

Agentes comunitários de Saúde do Município recebem orientações para o controle do Aedes aegypti


Palestra reuniu cerca de 70 agentes de saúde no auditório do Centro Administrativo (Foto: João Vilnei)

Objetivo da palestra foi intensificar as ações de prevenção e sensibilização dos profissionais junto à comunidade

 

Buscando intensificar as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti no Município, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, promoveu, na manhã desta quarta-feira (21), uma palestra de orientação. O público-alvo da atividade foram os agentes comunitários de Saúde (ACS) da cidade.

Conforme a médica veterinária e coordenadora técnica do Programa de Vigilância e Controle do Aedes, Heloisa Lorentz, cerca de 70 profissionais participaram da palestra. Heloisa explica que a intenção da atividade era orientar os agentes para que eles intensifiquem, durante suas atividades junto às comunidades, a conscientização e a sensibilização da população ao controle do Aedes.

O superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, realizou a abertura do evento e repassou aos profissionais orientações e informações sobre a situação da proliferação do mosquito na cidade, as formas corretas de prevenção, as ações que podem ser desenvolvidas pela comunidade, em casa ou no trabalho, para combater o vetor e o que vem sendo feito pelo Município para eliminar os focos do mosquito.

“Os Agentes Comunitários de Saúde realizam um trabalho junto às comunidades e famílias, em prevenção e promoção de saúde. Então, nossa intenção é que eles intensifiquem esse combate com essas famílias, promovendo a conscientização e sensibilizando para que elas mudem seus hábitos. Esse é o momento para trabalhar a educação com a população, para diminuir os focos do mosquito, que ainda seguem em uma crescente”, explica Heloisa.

Ainda na palestra, a enfermeira residente do Programa de Infectologia e Neurologia da Unifra, Manuela Couto, que atua na Superintendência de Vigilância em Saúde, orientou os profissionais quanto aos principais sinais e sintomas de cada uma das doenças transmitidas pelo Aedes: Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela.

Os agentes comunitários receberam, ao fim da palestra, materiais informativos de combate ao Aedes, como cartazes e folders da campanha “10 Minutos Contra Dengue, Zika e Chikungunya”, a “Cartilha Santa Maria no combate à Tríplice Epidemia”, com orientações aos profissionais de Saúde sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, além de um comparativo com os sintomas das doenças e o check-list de avaliação para ajudar os profissionais durante as visitas domiciliares.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial