Inicial > Notícias > Para fortalecer os produtores rurais, Prefeitura...

Notícias

21/06/2017

Para fortalecer os produtores rurais, Prefeitura inicia Capacitação em Produção Florestal


Na sede do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, no Distrito de Boca do Monte, produtores rurais recebem conhecimentos sobre sistemas agroflorestais (Foto: João Alves)

Curso, que se estende até esta quinta-feira, tem aulas práticas e teóricas

 

Capacitar os produtores rurais do Município e garantir a eles melhor rentabilidade em suas produções são alguns dos objetivos da Prefeitura de Santa Maria. Para garantir essas qualificações, a Secretaria de Desenvolvimento Rural deu início, na manhã desta quarta-feira (21), ao IV Curso de Capacitação em Produção Florestal, promovido pelo Programa Municipal de Desenvolvimento Rural – Pró-Floresta. O curso também tem apoio da Secretaria de Meio Ambiente, do Escritório Municipal da Emater de Santa Maria e do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA).

Até esta quinta-feira (22), produtores de Santa Maria que participam do Programa Municipal receberão capacitações em diferentes áreas, desde estudos teóricos até aulas práticas de sistemas agroflorestais. O vice-prefeito Sérgio Cechin participou da abertura do curso, na sede do DDPA, no Distrito de Boca do Monte, e ressaltou a importância dada pela nova Administração Municipal à população do meio rural.

“O prefeito Jorge Pozzobom e eu entendemos a importância de qualificar nossos produtores, fornecendo a eles novos conhecimentos e apresentando, através destas capacitações, novas formar de produção”, explicou o vice-prefeito.

Alinhados nos discursos, o chefe do escritório municipal da Emater/RS, Guilherme Godoy dos Santos, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Luiz Gonzaga Pereira Trindade, ressaltaram a importância do Pró-Floresta aos produtores e a diferença que programas como estes fazem aos cidadãos que vivem no meio rural. Eles destacaram, ainda, a necessidade de garantir aos produtores renda, mas, sem esquecer do Meio Ambiente.

Durante a capacitação, os participantes terão acesso a pesquisas em andamento, potencialidades e perspectivas do Centro de Pesquisa em Florestas para Santa Maria e Região, além de aulas práticas sobre exploração florestal, métodos e tratamentos de madeira, uso e manutenção de equipamentos. O curso também prevê formas de plantios florestais e homogêneos e em sistemas agroflorestais.

 

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (21)
13h30min – Espécies florestais com potencial madeireiro
14h – Exploração florestal: corte de árvores
15h – Métodos de tratamento de madeira
16h30min – Visita ao povoamento de Euterpe Edulis (Palmiteiro)
17h – Encerramento

 

Quinta-feira (22)
8h30min – Manutenção e regulagem de motosserra
9h30min – Serraria: produtos florestais e cubagem de toras
11h – Erva-mate: preparo e consumo
12h – Almoço (por adesão)
13h – Implantação florestal: Abordagem teórica
14h – Plantios florestais
Visita a unidades demonstrativas de Sistemas Agroflorestais
Uso de cercamento com choque
16h30min – Encerramento

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial