Inicial > Notícias > Escola Adelmo Simas Genro apresenta projetos...

Notícias

20/06/2017 20/06/2017 15h42m

Escola Adelmo Simas Genro apresenta projetos ao comitê gestor do Programa A União Faz a Vida


Comitê gestor contou com a participação de pessoas da comunidade (Foto: Deise Fachin)

Mais de 20 trabalhos com temas ambientais e sociais foram avaliados nesta segunda-feira

 

A noite fria não desencorajou os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Adelmo Simas Genro a saírem de casa nesta segunda-feira (19). Na ocasião, 21 projetos desenvolvidos na instituição foram apresentados ao comitê gestor do Programa A União Faz a Vida (PUFV). O comitê é formado por representantes do Sicredi e pessoas da comunidade da Nova Santa Marta, onde está localizada a escola.

Os trabalhos foram apresentados aos avaliadores e agora poderão ser viabilizados pela Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural do Sistema de Crédito Cooperativo – Fundação Sicredi, realizadora do PUFV. De acordo com a vice-diretora e coordenadora do PUFV na escola, Sandra Tagliapietra Cargnin, 533 alunos e 41 professores estão envolvidos com os projetos, cujos temas tratam de questões ambientais e sociais.

“Nossa escola está localizada em uma das áreas de maior vulnerabilidade social do Município. É um pedido do prefeito que esta região da cidade receba mais atenção. E, a partir da aplicação destes projetos em parceria com o Sicredi estamos revigorados enquanto professores e determinados a transformar a realidade dos nossos alunos e da comunidade”, explica Sandra Cargnin.

Este é o primeiro ano em que o PUFV é aplicado na Escola Adelmo Simas Genro. A partir de agora, os projetos serão financiados pela Fundação Sicredi e serão desenvolvidos em sua totalidade, até o final do ano. Além do aporte financeiro, a participação no programa conta com a colaboração da Secretaria de Município da Educação e do corpo discente da escola.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, prestigiou a apresentação dos projetos ao comitê gestor. Segundo ela, as iniciativas dos alunos traduzem anseios de toda a comunidade da Nova Santa Marta.

"A atividade fará uma grande diferença para a escola, pois está ancorada em projetos que reproduzem as necessidades dos estudantes e refletem a realidade da comunidade em que estão inseridos. Os temas apontados pelos estudantes, a partir das expedições investigatórias coordenadas pelos professores, trazem soluções para problemas importantes vivenciados na escola e na comunidade. Temas como o trato com os animais, o cuidado com o espaço escolar, a percepção  do espaço de vida, a saúde e a qualidade de vida serão trabalhados em projetos que certamente promoverão mudanças positivas na vida de cada um", concluiu Lúcia Madruga. 

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

 

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial