Notícias

19/06/2017

Gestantes em acompanhamento em Unidades de Saúde do Município conhecem maternidade da Casa de Saúde


Cerca de 10 gestantes, da Unidade Floriano Rocha e da ESF da Vila Lídia, participaram da atividade (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

Intenção da atividade é fazer a vinculação das gestantes ao local de parto e esclarecer dúvidas das futuras mães

 

Com o objetivo de aproximar as gestantes em acompanhamento nas Unidades de Saúde do Município à maternidade de referência, a Prefeitura de Santa Maria promoveu, na última semana, a visita de um grupo de grávidas à maternidade do Hospital Casa de Saúde.

Ao todo, 10 gestantes participaram da ação, sendo seis em acompanhamento na Unidade Básica de Saúde Floriano Rocha e quatro na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila Lídia. Conforme a enfermeira da unidade Floriano Rocha, Marcia Dias Viana, foram convidadas a participar da atividade, que ocorreu na última quarta-feira (14), as gestantes que estão entre o oitavo e o nono mês de gestação.

Na oportunidade, as futuras mamães puderam conhecer as instalações da maternidade, se informar sobre o parto normal, além de esclarecerem as dúvidas sobre o pré-parto. A ação é uma parceria entre a Casa de Saúde, que oferta o acesso à visitação, e a Política Municipal da Saúde da Mulher, que orienta as Unidades de Saúde a convidarem as gestantes, além de fornecer o transporte para as que necessitam.

Conforme a coordenadora da Política da Saúde da Mulher, Vanessa Preigschadt Martins, a iniciativa integra as ações da Rede Cegonha, que estabelece uma rede de cuidados à mãe e ao bebê até os dois anos de idade.

“A Rede Cegonha estabelece que a mãe seja vinculada à maternidade onde está prevista a realização do parto. A intenção é que elas conheçam o ambiente, os profissionais, para proporcionar um parto mais humanizado a essas futuras mães”, explica Vanessa.

Ainda conforme a coordenadora, a intenção é que gestantes de outras Unidades de Saúde do Município também participem da atividade, já que é disponibilizada uma agenda anual da Casa de Saúde para a visitação, devendo ser feito o agendamento prévio das interessadas.

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Divulgação/ Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial