Inicial > Notícias > Campeonato Municipal de Orientação reúne 130...

Notícias

19/06/2017 19/06/2017 15h08m

Campeonato Municipal de Orientação reúne 130 participantes em Santa Maria


Atletas de diversas cidades gaúchas participaram da prova (Foto: Divulgação)

Evento esportivo aconteceu no último domingo com apoio da Prefeitura

 

Foi realizada, neste domingo (18), a 2ª Etapa do Campeonato Municipal de Orientação de Santa Maria (CMOrSM), no Distrito de Boca do Monte. O evento esportivo contou com a participação de 130 atletas, vindos de diversas regiões do Estado, com idades entre 10 e 65 anos. O objetivo do esporte é percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, onde o atleta deve, obrigatoriamente, passar por pontos descritos em um mapa, chamados “postos de controle”.

Participaram atletas de Santa Maria, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Bagé, Cachoeira do Sul, São Borja, Rosário do Sul e Uruguaiana. Durante a prova, além do percurso traçado em uma área de desnível, os atletas precisaram superar outros desafios naturais como o vento forte, a chuva e o frio. O campeonato é promovido pelo Clube de Orientação de Santa Maria, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Programa de Apoio ao Esporte (Proesp).

De acordo com o presidente do Clube de Orientação de Santa Maria, Vitor Ribeiro Dias, o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer foi fundamental para a realização do evento.

“O Clube de Orientação de Santa Maria agradece a Prefeitura Municipal pelo excelente programa de apoio ao esporte, o Proesp, que dá aporte financeiro e proporciona a oportunidade de melhorarmos a cada ano a organização do nosso campeonato, tornando-o um dos melhores do Brasil”, afirmou.

A 1ª etapa do CMOrSM foi realizada no dia 19 de março, no Distrito de Arroio Grande. O próximo encontro dos atletas será nos dias 16 e 17 de julho, no Distrito de Santo Antão, quando acontece a 3ª etapa do campeonato.

SAIBA MAIS

A Orientação é um esporte no qual o atleta utiliza um mapa detalhado e uma bússola para percorrer um itinerário que é pré-estabelecido por pontos de passagem obrigatórios. O esporte pode ser praticado por pessoas dos 10 aos 95 anos, do sexo masculino e feminino, divididos em graus de dificuldade (Novatos, Bravo, Alfa e Elite), de acordo com as regras da Federação Internacional de Orientação (International Orienteering Federation - IOF).

A competição exige habilidades específicas como a leitura precisa de mapas, a avaliação de distâncias, a escolha de rotas, o uso da bússola, a tomada de decisão sob pressão, além de qualidades físicas como resistência e potência aeróbica e muscular. A competição é dividida em faixas etárias, por sexo e por níveis de dificuldade, com a finalidade de tornar cada vez mais fácil a iniciação de novos adeptos. O tempo de duração depende diretamente do tipo de percurso programado que podem ser de distância média, longa ou sprint urbano, sendo considerado vencedor aquele que completar o percurso no menor tempo, tendo passado pelos pontos previstos.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Divulgação/CMOrSM
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial