Inicial > Notícias > Prefeitura ofertará vacina contra o HPV...

Notícias

14/06/2017 14/06/2017 16h41m

Prefeitura ofertará vacina contra o HPV para pacientes da Casa 13 com idade entre 18 e 26 anos


Público-alvo da campanha pode comparecer diretamente na Casa 13 de Maio para receber a imunização (Foto: João Alves)

Vacinação será realizada entre os dias 19 e 30 de junho, no turno da manhã

 

Seguindo as diretrizes e os protocolos estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Santa Maria irá ofertar, a partir da próxima segunda-feira (19), a vacina contra o HPV para a população que vive com HIV/ AIDS. A campanha de vacinação é exclusiva para os pacientes que estão em acompanhamento na Casa 13 de Maio e que tem idade entre 18 e 26 anos.

De acordo com a coordenadora da Política do HIV/ AIDS em Santa Maria, Patrícia Bueno, a campanha de vacinação irá se estender até o dia 30 de junho, para ambos os sexos. Patrícia ressalta que para receber a imunização o paciente precisa comparecer diretamente à Casa 13 de Maio, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min. Ainda, é importante apresentar a Carteira de Identidade, o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e, ainda, a Carteira de Vacinação.

Conforme Patrícia, a vacina do HPV protege contra quatro subtipos do vírus considerados mais oncogênicos (com maior potencial para causar câncer). De acordo com a coordenadora, estudos apontam que a vacina ajuda a prevenir, a longo prazo, o câncer de pênis, de colo de útero, entre outros. Patrícia destaca que a vacina deve ser aplicada em três doses para esse público, e que haverá novas datas para o restante das aplicações.

“Os estudos têm mostrado que a vacina é muito eficiente. Então, a gente pede que esse público-alvo, que já é mais suscetível, se conscientize e garanta a sua imunização, para diminuir a incidência de câncer”, ressalta Patrícia.

 

 

 

SERVIÇO

O quê: Vacinação contra o HPV para pacientes em acompanhamento na Casa 13 de Maio, com idade entre 18 e 26 anos

Quando: De 19 a 30 de junho

Dia/ Horário: De segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min

Onde: Diretamente na Casa 13 de Maio (Rua Riachuelo, nº 364, esquina com a Eua Pinheiro Machado- Centro)

O que levar: Carteira de Identidade, Cartão SUS e Carteira de Vacinação

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial