Notícias

22/05/2017

Prefeitura e Condema avançam nas tratativas para implantar cooperativa de recicladores na cidade


Intenção é dar melhores condições de trabalho aos recicladores (Foto: João Alves)

Instituições estiveram reunidas com outros órgãos da cidade nesta segunda-feira para dar encaminhamento à demanda

 

Com a intenção de fortalecer o trabalho dos selecionadores de materiais recicláveis no Município, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, esteve reunida, nesta segunda-feira (22), com a comissão de Coleta Seletiva do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e com representantes de diferentes instituições da cidade, bem como de associação de recicladores. O encontro teve o objetivo de discutir a implantação e o fortalecimento de uma cooperativa de recicladores na cidade.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Meio Ambiente, André Domingues; o superintendente de Licenciamento de Controle Ambiental e Animal do Município, Gerson Peixoto; os professores universitários com experiência em cooperativismo, Edison Domingues e Paulo Viana Lopes; além de entidades integrantes do Condema (Fundação MO'A, Conselho Municipal de Saúde) e da Associação dos Selecionadores de Material Reciclado (Asmar).

Durante o encontro, a intenção foi trabalhar com os participantes a ideia do cooperativismo, como é o trabalho nesse tipo de associação, bem como os benefícios do cooperativismo para os participantes. Conforme o secretário André Domingues, a intenção é possibilitar melhores condições de trabalho aos recicladores, assim como fortalecer a venda dos materiais recicláveis.

“Estamos na busca por condições mais dignas no ambiente de trabalho desses recicladores. Torna-se necessária a união em forma de cooperativa. Queremos agregar as associações, que hoje estão se enfraquecendo, por meio dos seus associados”, explica o secretário Domingues.

Conforme o superintendente de Licenciamento de Controle Ambiental e Animal do Município, Gerson Peixoto, durante a reunião ficou acertado que será elaborado um modelo de estatuto para a cooperativa, que será apresentado às associações, para que a cooperativa possa ser viabilizada.

“Estamos trabalhando para instruir as entidades no sentido de entender o cooperativismo. Hoje, as associações estão sempre em uma situação de vulnerabilidade, dependendo de programas sociais. Queremos que elas cresçam e que se desenvolvam”, ressalta Peixoto.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial