Inicial > Notícias > Trilha em homenagem ao aniversário de...

Notícias

18/05/2017 19/05/2017 10h52m

Trilha em homenagem ao aniversário de Santa Maria percorre mais de 12 km no Morro do Carmo


Grupo percorreu mais de 12 km pela trilha

Atividade foi promovida pelo Grupo Bandeirantes da Serra, com apoio da Prefeitura

 

O Grupo Bandeirantes da Serra (GBS) realizou, nesta quarta-feira (17), a 26ª edição da “Caminhada Cidade de Santa Maria”, em comemoração aos 159 anos de emancipação do Município. Durante três horas, o grupo formado por 82 pessoas de diferentes idades e perfis, percorreu 12,5 km de trilhas no Morro do Carmo, localizado no Parque Natural Municipal dos Morros. A atividade teve apoio da Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena) e da Prefeitura Municipal.

Além de ser promovida em homenagem ao aniversário de Santa Maria, a caminhada promove a conexão entre a sociedade santa-mariense e a natureza, além de proporcionar a seus participantes a possibilidade de aliar atividades físicas com momentos de contemplação e informações sobre conservação ambiental e consciência ecológica.

Além das pessoas que se inscreveram para participar da atividade, servidores da Secretaria de Município de Meio Ambiente também realizaram o percurso. De acordo com o secretário adjunto da pasta, Guilherme Rocha, o Morro do Carmo é propício a este tipo de atividade, devido à riqueza natural que apresenta.

“Durante a caminha, biólogos do GBS vão explicando para os participantes detalhes sobre a fauna e a flora, além de sempre promovermos a consciência ecológica a partir de recomendações básicas como não deixar lixo por onde a gente passa, nem arrancar espécies nativas, diminuindo o impacto da nossa presença ali”, explica.

O Grupo Bandeirantes da Serra já prepara a 27ª edição da Caminhada Cidade de Santa Maria, em comemoração aos 160 anos do Município, no ano que vem. Através de reuniões ordinárias mensais, o planejamento é feito com a participação de todos, sempre buscando aliar informação com a prática da atividade física.

 

PARQUE DOS MORROS INTEGRA CADASTRO NACIONAL
O Parque Natural Municipal dos Morros é uma área protegida do Município e recentemente foi incluído no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNCU). Isso significa que a área integra oficialmente o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) do Ministério do Meio Ambiente.

O cadastro congrega e disponibiliza informações oficiais sobre as unidades de conservação do SNUC, oferecendo relatórios detalhados sobre a situação das unidades de conservação, facilitando a realização de diagnósticos e a identificação de problemas.

“Integrar o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação abre algumas portas, pois a partir disso o Parque Municipal dos Morros poderá receber recursos provenientes de compensação ambiental, além de termos a possibilidade de desenvolver ações conjuntas com outros órgãos”, comenta Guilherme.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Divulgação/GBS
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial