Notícias

16/05/2017

Dia do Desafio: Santa Maria vai disputar fôlego com a cidade paulista de São José do Rio Preto


Salão da SUCV recebeu prefeitos e secretários da região (Foto: João Alves)

Lançamento da edição de 2017 ocorreu nesta terça-feira, em todo o Rio Grande do Sul

 

No próximo dia 31, Santa Maria e mais 492 cidades gaúchas participam, simultaneamente, do Dia do Desafio 2017. A atividade, promovida pelo Serviço Nacional do Comércio (Sesc/RS), com apoio das prefeituras municipais, promove a competição saudável entre cidades, através do incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. O convite se estende a toda a população, envolvendo o Poder Público de cada cidade, instituições da sociedade civil, empresas e voluntários locais.

O lançamento oficial do Dia do Desafio 2017 no Rio Grande do Sul foi realizado nesta terça-feira (16). Em Santa Maria, uma solenidade no Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges (SUCV) marcou o lançamento regional do evento.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanela, recebeu as delegações vindas de diversos municípios do Estado, formada por prefeitos, secretários e coordenadores do evento em suas cidades.

“É uma satisfação para a Prefeitura de Santa Maria receber todos vocês aqui para darmos a largada para este grande evento. Todos conhecemos o trabalho que o Sesc desenvolve e sabemos que ele faz toda a diferença. O Sesc é um grande parceiro dos municípios”, comentou.

Para o gerente regional do Sesc em Santa Maria, Pedro Saccol Filho, o Dia do Desafio representa o êxito da parceria público-privada. “Este evento é o único projeto que realiza tantas atividades no mesmo dia. E a participação das comunidades e das prefeituras é fundamental para o sucesso do Dia do Desafio em todas as cidades que se envolvem desta ação”, afirmou.

O superintendente de Esporte e atleta, Givago Ribeiro, irmão do canoísta olímpico Gilvan Ribeiro, trouxe para a plateia a experiência da dupla em desafios na vida e no esporte. “Nossa trajetória enfrentou inúmeros desafios até aqui, mas conseguimos colocar Santa Maria no mapa dos esportes mundiais. Atletas como Gilvan Ribeiro e Maria Portela são inspiradores para a prática da atividade física”, disse.

Em 2016, 43% da população de Santa Maria participou do Dia do Desafio. Na ocasião, o Município disputou com a cidade mexicana de Campeche. Em 2017, Santa Maria desafia a cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo.

 

SAIBA MAIS
O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial