Inicial > Notícias > Teatro de fantoches “Sorrindo para o...

Notícias

15/05/2017

Teatro de fantoches “Sorrindo para o Futuro” é apresentado para alunos da Educação Infantil do Sesc


Primeira apresentação do teatro ocorreu nesta segunda-feira. Escolas municipais também receberão a peça (Foto: Deise Fachin)

Peça é uma iniciativa de dentistas de Unidades de Saúde do Município em parceria com o Sesc

 

A manhã desta segunda-feira (15) foi destinada a orientações sobre saúde bucal para os alunos da Educação Infantil do Sesc Santa Maria. Mas, para além de uma simples conversa ou uma palestra, os ensinamentos vieram de forma lúdica, por meio de um teatro de fantoches. Os pequenos alunos acompanharam a primeira apresentação da peça “Sorrindo para o Futuro”, uma iniciativa das dentistas da Prefeitura de Santa Maria em parceria com o Sesc.

Cerca de 100 crianças, com idades entre 3 e 5 anos acompanharam, com olhos atentos e curiosos, a encenação da peça. Conforme a apresentação era executada, o silêncio característico de quem presta atenção no que vê dava lugar a explosões de gargalhadas e interações com os personagens. Foram cerca de 25 minutos de teatro, em uma peça que trabalhou, entre outros temas, a importância dos hábitos saudáveis de higiene bucal, a necessidade da escovação diária, a obediência aos pais e a importância de uma alimentação saudável.

O teatro contou com a participação de 14 personagens, que ganharam vida através das dentistas do Município: Mara Zappe Viana, Cláudia Souza Baggio, Neusa Costa Lampert, Beatriz Dellaméa, Mônica de Moura Speroni e Sandra Benone Moreira, e da técnica em Saúde Bucal do Sesc, Patrícia Silva Preigschadt.

Conforme a dentista Mara Zappe Viana, o teatro integra as ações do Programa Sorrindo para o Futuro, que é realizado pelo Sesc, do Sistema Fecomércio-RS, em parceria com as prefeituras municipais. De acordo com a dentista, o projeto já existia no Município, mas estava desativado. O retorno da iniciativa foi planejado durante a Semana Odontológica do Município, em outubro de 2016. Desde lá, o projeto foi ampliado e readaptado, tendo sua estreia nesta segunda-feira.

ENSINAR DE FORMA LÚDICA

Segundo Mara, a ideia do teatro é promover, no universo infantil, a saúde bucal e os hábitos saudáveis de forma lúdica. A peça destaca às crianças que não é preciso ter medo do dentista, além de incentivar procedimentos que podem ser realizados nas escolas e dentro de casa.

“Como trabalhamos a questão da saúde bucal com uma faixa etária pequena, queremos passar uma imagem positiva do dentista, mas, mais do que isso, que essas crianças não precisem chegar no tratamento, por isso, investimos nas orientações de prevenção. É de forma lúdica, para que eles interajam, entendam e para que possam passar as informações também para a família”, destaca Mara.

 “Essa parceria do Sesc com a Prefeitura de Santa Maria é muito positiva, pois um agrega ao trabalho que já é desenvolvido pelo outro, o que retorna em ações muito bacanas”, complementa a técnica em Saúde Bucal do Sesc, Patrícia Silva Preigschadt.

ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBERÃO A PEÇA

O Programa Sorrindo para o Futuro visa à melhoria da saúde das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Alunos da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental de colégios públicos recebem kits de saúde bucal gratuitamente (escova, creme e fio dental). Dentistas e profissionais do Sesc vão até a escola e realizam atividades de prevenção e promoção de saúde, como orientações, escovação, aplicação de flúor, avaliação e encaminhamento para tratamento nas unidades, entre outras ações.

Em Santa Maria, cerca de 40 escolas municipais recebem o programa. Os alunos do Sesc da cidade foram os primeiros a assistirem à peça “Sorrindo para o Futuro”. A partir de agora, as escolas da Rede Municipal que integram o programa também irão receber o teatro, a partir de agendamento realizado pelos profissionais. Depois, as demais escolas do Município também terão a chance de assistir à peça. 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial