Inicial > Notícias > Prefeito recebe Sindicato dos Municipários e...

Notícias

19/04/2017 19/04/2017 17h37m

Prefeito recebe Sindicato dos Municipários e reforça compromisso de transparência e responsabilidade


Prefeito não fez promessas, mas garantiu que os estudos financeiros para atender às solicitações da categoria estão sendo realizados (Foto: João Alves)

Em diálogo com os representantes dos servidores, chefe do Executivo tratou do pedido de reajuste no Auxílio Alimentação

 

Honrar os compromissos e não prometer aquilo que não pode ser cumprido são duas regras prioritárias no governo do prefeito Jorge Pozzobom. Com essas determinações firmadas pela Administração Municipal, o chefe do Executivo recebeu, na manhã desta quarta-feira (19), a diretoria do Sindicato dos Municipários. Os servidores não discutiram a reposição anual concedida pela Prefeitura na terça, fixada em 6,29%, mas pediram atenção no Auxílio Alimentação.

Conforme o sindicato, o auxílio alimentação está defasado há pelo menos três anos, não tendo nenhum reajuste neste período. Os servidores pediram ao prefeito que reavaliasse a possibilidade de conceder algum aumento neste benefício. Munido do orçamento anual da Prefeitura, dos valores arrecadados no Município e do impacto financeiro que os reajustes acarretam aos cofres públicos, Jorge Pozzobom não fez promessas de que concederia valores, mas garantiu que, ao longo dos quatro anos de governo, com responsabilidade e transparência, quer dobrar o valor do benefício.

“De maneira clara e transparente eu digo a vocês que hoje não temos a tranquilidade dada pelos estudos de impactos financeiros para aumentar o auxílio. Por isso, não posso dizer que vamos conceder esse aumento agora. Não vou prometer o que não posso cumprir. Todas as nossas decisões são tomadas com base no comportamento da receita do Município e, o que é mais importante, sem abrir mão de duas palavras: austeridade e responsabilidade. A minha vontade é, sim, dobrar o valor do Auxílio Alimentação, ao final de quatro anos, passando de R$ 300 para R$ 600. Trabalharemos para isso”, reforçou o prefeito.

O chefe do Executivo citou as incertezas da economia em 2017, ressaltando que, apesar dos indicativos de melhora para o ano seguinte, ainda é preciso ter cautela nas finanças.

Na oportunidade, os representantes do sindicato conversaram sobre os estudos para o Plano de Saúde dos servidores. Eles, ainda, tiveram a garantia de Pozzobom de que, enquanto estiver à frente da Prefeitura, irá manter o diálogo permanente com a categoria.

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Na reunião com o Sindicato dos Municipários, o prefeito Jorge Pozzobom fez questão de apresentar um relatório detalhado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a situação das maiores cidades do Rio Grande do Sul em relação ao comprometimento da receita com despesas de pessoal. E os números são preocupantes. Porto Alegre possui uma taxa de comprometimento de 42,51%, Caxias do Sul de 40,20%, Canoas de 42,40% e Pelotas de 44,48%. Enquanto isso, Santa Maria está com um índice de comprometimento da receita de 47,28%, muito próximo ao percentual de alerta estabelecido pelo TCE de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 48,6%.

“A verdade é que estamos no limite de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal. E nós não faremos em Santa Maria o que foi feito no Estado e no Brasil. Nós não vamos quebrar o nosso Município. Nós não seremos irresponsáveis”, destacou Jorge Pozzobom.  

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781) e Ramiro Guimarães (Mtb 13.009)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial