Notícias

26/03/2017 26/03/2017 11h49m

Unidades de Saúde promovem sábado de atividades destinadas às mulheres em Santa Maria


Moradoras das regiões puderam ter acesso a atendimento clínico e preventivo, além de atividades complementares (Fotos: João Alves)

Ações aconteceram na Unidade de Saúde Dr. Floriano Rocha e na Estratégia Saúde da Família Maringá

 

Indo ao encontro da proposta  de governo da nova Administração Municipal, de buscar uma humanização na área da Saúde em Santa Maria, duas Unidades de Saúde promoveram, no sábado (25), ações voltadas aos cuidados e atenção à mulher. As iniciativas buscaram oferecer atendimento clínico, preventivo, além de ações mais recreativas para as moradoras das regiões Leste e Oeste da cidade, em referência ao Mês da Mulher.

Uma das iniciativas foi o projeto "Dia do Cuidado para a Mulher", que foi realizado na Unidade de Saúde Dr. Floriano Rocha, na Cohab Santa Marta. As atividades começaram por volta das 8h do sábado, mas, antes disso, algumas mulheres da região já aguardavam a oportunidade de participar das ações. No local, oito agentes de saúde da unidade, quatro enfermeiras, duas técnicas em enfermagem, uma auxiliar de limpeza, além de professores e alunos dos cursos de Nutrição e Fisioterapia, da Unifra, e de Estética e Cosmética, da Ulbra, dedicaram o dia a promover uma série de ações diferentes às moradoras.

O prefeito Jorge Pozzobom, que é também secretário de Saúde, e o vice-prefeito Sérgio Cechin, compareceram logo cedo ao posto para acompanhar as atividades e fizeram questão de conversar com as mulheres que participavam das iniciativas e, principalmente, com os envolvidos na realização do evento. O prefeito parabenizou os servidores e voluntários, ressaltando o comprometimento em se aproximar da comunidade. Ainda, reforçou as ações que vem desenvolvendo desde que assumiu a Prefeitura e ressaltou também o comprometimento com a área da Saúde na cidade, em especial na região da Santa Marta.

“Essa Unidade de Saúde está funcionando, neste momento, em um ginásio, mas, até o fim do ano, vamos construir a nossa nova unidade aqui na Santa Marta. Vamos dar dignidade aos nossos servidores e usuários, porque, mais do que um prefeito ou um secretário, vocês tem um amigo comprometido com a área da Saúde e determinado a cuidar do dinheiro de Santa Maria”, reforçou Pozzobom.

O vice-prefeito Sérgio Cechin também aproveitou o momento e conversou com os presentes, ressaltando o envolvimento do prefeito em cuidar e destinar atenção à Saúde na cidade.

“A Saúde no Município é o nosso pilar principal. Muita coisa está sendo feita e o nosso secretário está dando uma atenção especial a isso. A Saúde está melhorando e imagem da nossa cidade, também”, ressaltou.

Durante o sábado, as mulheres que compareceram à Unidade de Saúde puderam realizar a coleta de preventivos, praticar exercícios físicos, participar de oficinas, verificar a pressão arterial, fazer a avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), ter acesso à manicure, além de outros serviços (veja, no quadro, o total de atendimentos do dia). Conforme a enfermeira Raquel Lunkes, uma das responsáveis pela ação, cerca de 200 pessoas passaram pelo local durante o sábado.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado, foi muito melhor do que imaginávamos. Acredito que as mulheres que participaram ficaram contentes com a ação, pois puderam desfrutar de todos os serviços oferecidos e até pediram que repetíssemos esta iniciativa em outra data, como no Dia das Mães”, conta Raquel.

Quem foi conferir a ação saiu satisfeito com o resultado. A cabeleireira Elia Lanza Coetiño, 69 anos, esteve no local e, entre as atividades, garantiu um tempinho para fazer as unhas. Segundo ela, a iniciativa é uma forma de integração para as mulheres, que, em alguns casos, não conseguem ter acesso a ações do tipo.

“Muitas vezes, a gente se sentia abandonada na periferia e poder estar aqui hoje é maravilhoso. É importante porque a gente se sente acolhida, a nossa autoestima melhora, a gente cria novas amizades, saímos da solidão”, comentou Elia.

AÇÃO TAMBÉM NA MARINGÁ

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Maringá também abriu as portas no sábado para proporcionar um dia diferente às mulheres da região. No local, a equipe de saúde organizou a ação “Mulheres da Maringá”, e ofereceu para a comunidade massagens para os pés, esmaltação de unhas, serviço de cabelo e maquiagem, oficina de turbante para mulheres negras, aula de zumba e axé, alongamento, entre outras atividades. Cerca de 70 pessoas passaram pelo local no sábado.

“Às vezes, a gente acha que posto é só para vir quando está doente, então, é muito bom quando fazem essas atividades, porque a gente pode ter acesso a outras iniciativas, interagir com as vizinhas e com o pessoal que trabalha no posto”, comentou a dona de casa Debora Friedrich, 28 anos, que fez questão de acompanhar as atividades junto com a filha Anna Luiza, de um ano e cinco meses.

Durante o dia, quatro agentes de saúde, sete residentes, além de parceiros da SEG, da UFSM e do Bonde Swing, promoveram as atividades. Conforme a enfermeira coordenadora da unidade, Sharon da Silva Martins, a ação fez parte de um cronograma realizado pela ESF ao longo do mês de Março, em referência do Dia Internacional da Mulher, e que contou com orientações e rodas de conversa sobre diferentes temas ligados à Saúde da mulher. Segundo ela, as atividades no sábado tiveram um caráter complementar, não destinado a procedimentos médicos.

“Nossa intenção era fortalecer o vínculo com a comunidade, aproximar as mulheres da nossa unidade. Assim, mostramos que oferecemos ações diferentes e conseguimos trazer elas para cuidarem da sua saúde”, explica.

 

OS ATENDIMENTOS NA UNIDADE FLORIANO ROCHA

- Mamografia: 20 encaminhamentos

- Manicure: 34

- Coleta de Preventivo: 32                       

- Testes rápidos: 32

- Consulta de enfermagem: 8

- Confecção de Cartão SUS: Cerca de 30                       

- Verificação de Pressão Arterial: 25

- HGT (Exame do nível de Glicemia): 8                       

- Procedimentos estéticos: 48

- Avaliação nutricional: 25

- Participantes nas oficinas de sais e água saborizada: 60 pessoas

- Fisioterapia: Cerca de 50 pessoas

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922) 
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial