Inicial > Notícias > Prefeitura promove o Dia do Cuidado...

Notícias

24/03/2017 24/03/2017 14h27m

Prefeitura promove o Dia do Cuidado para a Mulher, neste sábado, na Região Oeste


Ações serão realizadas das 8h às 16h, no ginásio da Apae, onde funciona a Unidade de Saúde Floriano Rocha (Foto: João Alves)

Atividades são voltadas, principalmente, para as moradoras da Santa Marta e Nova Santa Marta

 

Dando continuidade às ações desenvolvidas em referência ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Saúde, promove, neste sábado (25), o Dia do Cuidado para a Mulher. A ação é uma iniciativa da Estratégia de Saúde da Família e da Unidade Básica de Saúde Floriano Rocha e será destinada, principalmente, para as mulheres que moram na Santa Marta e na Nova Santa Marta. 

 

Conforme a enfermeira Raquel Lunkes, uma das responsáveis pela ação, serão realizadas, neste dia, uma série de atividades voltadas para o cuidado e a atenção à Saúde da mulher. Estão previstos serviços de manicure, coleta de preventivo, avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), exercícios físicos, massagens, confecção de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), testes rápidos, entre outros (veja, abaixo, todas as atividades que serão oferecidas).


A superintendente de Atenção Básica, Maria Suzana Lopes, destaca que a iniciativa é uma forma de promover uma aproximação com a comunidade, proporcionando uma humanização na Saúde, que é um dos objetivos assumidos pela nova Administração Municipal, através das ações que vem sendo desenvolvidas pelo prefeito e também secretário de Saúde, Jorge Pozzobom.


“Nossas equipes das unidades vêm sentido a necessidade de uma aproximação com a comunidade, chamar a população, proporcionar um acolhimento. A gente precisa ouvir a comunidade, conhecer as demandas deles. Além disso, evento como esse ajudam a mostrar para a população que nossa gestão está trabalhando para melhorar os serviços, que está envolvida em dar atenção para a comunidade”, ressalta Suzana. 


As ações ocorrem durante todo o sábado, das 8h às 16h. Conforme Raquel, as atividades serão oferecidas em parceria com cursos da Unifra e da Ulbra e são todas gratuitas. Segundo ela, a intenção é proporcionar um dia diferente a essas mulheres que, muitas vezes, não conseguem tempo para se dedicar a esses cuidados.

“Nem todas as mulheres dessa região conseguem vir à unidade de saúde durante a semana, para fazer exames ou avaliações, por isso, foi escolhido o sábado. Além disso, é uma forma de valorização da mulher, para melhorar a autoestima dela, para que elas possam ter um dia de cuidados só delas”, ressalta Raquel.


SERVIÇO

– O quê: Dia do Cuidado para a Mulher 
– Quando/ horário: Sábado (25), das 8h às 16h
– Onde: Ginásio da Apae, onde funciona a Unidade de Saúde Floriano Rocha (Rua Doutor Paulo Souza, Cohab Santa Marta)

ATIVIDADES OFERECIDAS

 

Durante todo o dia:


– Manicure

– Coleta de preventivo

– Testes rápidos de HIV e Sífilis

– Verificação de pressão

– Confecção de cartão do SUS

 

Pela manhã:

– Oficina de sais e água saborizada e avaliação do IMC (atividades em parceria com o curso de Nutrição da Unifra)

– Exercícios com bola suíça, orientação para prevenção da incontinência urinária na mulher e orientações sobre a Saúde da Mulher (atividade em parceria com o curso de Fisioterapia da Unifra)

 

À tarde:

– Massagem facial e corporal, tranças e design de sobrancelhas (ações em parceria com o curso de Estética e Cosmética da Ulbra)

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922) 
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial