Notícias

22/03/2017

Prefeito Jorge Pozzobom participa de apresentação de serviço de saúde que será implantado no Estado


Hospital de Jaguari será o primeiro do Rio Grande do Sul a contar com a unidade de Cuidados Continuados Integrados (CCI)

A preocupação em qualificar os serviços na área da Saúde são objetivos comuns de todas as esferas de governo. Em Santa Maria, essa é uma das prioridades do prefeito Jorge Pozzobom, que assumiu também o cargo de secretário de Saúde, buscando voltar seus esforços para essa área que é de fundamental importância para toda a comunidade. Nesse sentido, Pozzobom participou, na manhã desta quarta-feira (22), da apresentação de um novo modelo de serviço de saúde que será implantado no Rio Grande do Sul, mais precisamente no Hospital de Jaguari, mas que será uma referência para toda a Região Central.

Trata-se do projeto Cuidados Continuados Integrados (CCI), do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital Samaritano (SP). O projeto tem foco na reabilitação e será voltado para pacientes com traumas, sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), idosos com incapacidades, entre outros. Jaguari, que faz parte da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), sediada em Santa Maria, será a primeira cidade do Estado a contar com uma unidade de CCI. O objetivo do serviço é dar continuidade aos cuidados desses pacientes após a internação hospitalar, permitindo a superação ou a redução das limitações funcionais.

De acordo com o secretário adjunto de Estado da Saúde, Francisco Paz, que veio à Santa Maria apresentar o novo serviço, o projeto busca ser realizado em hospitais de pequeno porte e a intenção é que o novo serviço ajude a minimizar as dificuldades enfrentadas na área da Saúde.

“Viabilizar esse serviço é um esforço da 4ª Coordenadoria para equacionar, a longo prazo, as dificuldades que temos encontrado na Saúde na região. Estamos investindo em muitos esforços e esse é um projeto que irá qualificar essa área. Estamos dando grandes passos na construção social da saúde, que é o que propomos atingir”, explica Paz.

Ainda conforme Paz, uma segunda unidade no modelo de CCI deverá ser implantada no Hospital Regional, o que dará a possibilidade de atender com mais eficiência o restante da região. Durante a apresentação do projeto, o prefeito Jorge Pozzobom, que fez parte da mesa oficial, destacou a importância do projeto, ressaltando os esforços conjuntos do governo Municipal, Federal e Estadual na melhoria da Saúde.

“Essa é mais prova e onde podemos ver que todos estão comprometidos em enfrentar os problemas que temos na Saúde. Temos o compromisso de solucionar de maneira séria, responsável e com eficiência esses problemas. Queremos viabilizar na cidade e na região projetos que tenham início, meio e que não tenham fim, mas continuidade, que é o propósito desse novo serviço”, comentou o prefeito.

 

CAPACITAÇÃO
Ainda não há uma data definida de quando o serviço começará de fato a operar em Jaguari. Antes, é preciso que o hospital passe por uma adequação estrutural e arquitetônica, pois é preciso, de áreas destinadas à refeição, convivência, fisioterapia, entre outros. Enquanto a adequação é providenciada, os profissionais que terão envolvimento com o serviço passarão por uma capacitação, que começou na tarde desta quarta-feira e segue ao longo do ano. Além disso, haverá uma pesquisa, com os hospitais da região, já que a unidade receberá pacientes de toda a região.

“Essa é uma política nova no Brasil, voltada para pessoas com dependências funcionais. Com o número de doenças crônicas aumentando no país, é muito importante oferecermos esse serviço, que é porta fechada, para intensificar a recuperação dessas pessoas”, explica Paulo Carrara, coordenador do projeto pelo Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), que fará a capacitação.

Participaram da apresentação o prefeito de Jaguari, Roberto Carlos Turchiello; o delegado Regional da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Roberto Schorn; a analista técnica de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Iane Neves; a representante do Conass, Carla André; além de secretários municipais da Saúde da região; entidades formadoras de profissionais ligados à saúde; diretores de instituições de ensino; entre outros.

  

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial