Inicial > Notícias > Prefeitura recebe representantes do Samu e...

Notícias

21/03/2017

Prefeitura recebe representantes do Samu e trabalha para qualificar o serviço prestado na cidade


Reunião ocorreu na manhã desta terça-feira. À tarde, prefeito Jorge Pozzobom visitou a base do Samu, no Bairro Patronato, e conversou com a equipe, apresentando os resultados do encontro (Foto: João Alves)

Prefeito Jorge Pozzobom recolheu as demandas do grupo e se comprometeu em  atender imediatamente algumas das solicitações

 

Na manhã desta terça-feira (21), o prefeito Jorge Pozzobom recebeu, em seu gabinete, a visita de representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Maria. Na oportunidade, o grupo apresentou ao chefe do Executivo uma série de demandas, que buscam qualificar o serviço prestado na cidade.

Participaram da reunião o representante do Instituto Masper (que presta, de forma terceirizada, o serviço do Samu na cidade), Nilvo Garcia da Rosa; o médico responsável pelo Samu, Ricardo Dautrozo; e o enfermeiro responsável técnico, Thiago Palhares Severo. Conforme Rosa, desde que a empresa assumiu o serviço, em janeiro do ano passado, já estão sendo viabilizadas melhorias estruturais e de gestão do serviço na cidade. Segundo ele, ao procurar a Prefeitura, a intenção é qualificar ainda mais este serviço, de forma a melhorar os atendimentos da base em Santa Maria.

“Estamos tentando qualificar o serviço todos os dias. Conseguimos melhorar alguns itens ao longo do período de atuação, mas ainda há muito a ser feito. Estamos buscando esse elo, para que possamos melhorar ainda mais”, explicou Rosa, que comunicou ao prefeito que o grupo fará a revitalização externa do prédio onde funciona o serviço, no Bairro Patronato, promovendo a pintura externa da estrutura.

Entre as demandas apresentadas, o prefeito Jorge Pozzobom já se comprometeu em atender, imediatamente, algumas das solicitações. Um dos pedidos é com relação à renovação da frota de ambulâncias, que já atingiu os critérios (tempo de uso e quilometragem) para serem substituídas. O ofício com o pedido de renovação já foi feito e o prefeito comprometeu-se em levar e protocolar, pessoalmente, o pedido no Ministério da Saúde, em Brasília.

Outro pedido é com relação a um abrigo para as ambulâncias do Samu (das cinco que existem hoje, apenas duas ficam em área coberta). A respeito dessa demanda, o prefeito, que visitou a base do Samu na tarde desta terça-feira (21) e apresentou o resultado da reunião para os demais integrantes, já autorizou que o abrigo seja providenciado e, nos próximos dias, serão estudadas as formas para viabilizar a adequação. Conforme Rosa, a estrutura é de extrema necessidade, já que, ao ficarem expostas ao tempo, as ambulâncias sofrem danos, assim como há o risco de estragar os medicamentos que ficam armazenados nas estruturas.

Também já foi solicitada providências, por parte da Prefeitura, para a abertura do canteiro na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, em frente ao Samu. O trabalho será feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana e foi um dos pedidos do grupo, para facilitar a saída e entrada das ambulâncias na base.

 

OUTRAS SOLICITAÇÕES

O prefeito Jorge Pozzobom também se colocou à disposição para auxiliar no projeto que prevê uma parceria com o Corpo de Bombeiros, para a instalação de rádios nas ambulâncias, para facilitar a comunicação durante os atendimentos.

“Eu tenho um carinho muito grande pelo trabalho desenvolvido pelo Samu aqui na cidade. Então, tudo que eu puder faze pelo Samu, para melhorar o serviço, eu vou fazer. Algumas demandas vamos conseguir atender imediatamente, outras, precisamos de um estudo detalhado e de mais tempo para viabilizar”, explicou o prefeito.

Na reunião, foram apresentados ainda outras situações, como a segurança no acesso do Samu ao presídio de Santa Maria, a questão de atendimento para pacientes em surto psicótico, a viabilidade de trazer a central telefônica do Samu para Santa Maria, entre outros assuntos.

O prefeito Pozzobom aproveitou o encontro nesta amanhã e apresentou parte do secretariado de governo e de integrantes da equipe da Saúde ao grupo do Samu. Entre eles, a secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato; o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa; o chefe da Casa Civil e secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Guilherme Cortez; a procuradora Geral do Município, Rossana Boeira; e a Superintendente de Atenção Especializada e Hospitalar, Liliane Mello Duarte. Já durante a reunião com a equipe, foram solicitadas, pelo prefeito, que as demandas que competem a cada pasta fossem atendidas.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922) e João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial