Notícias

20/02/2017 20/02/2017 17h45m

Diário oficial do Estado oficializa o Serviço de Inspeção Sanitária do Município ao SUSAF/RS


Prefeitura aguarda Ministério da Agricultura homologar o Município ao SISBI-POA (Foto: Roni Riet)

Agroindústrias que se adequarem às normas poderão comercializar em todo Rio Grande do Sul

Foi publicado na edição desta segunda-feira (20), no Diário Oficial do Estado, a Portaria 40/2017, que reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal, da Prefeitura de Santa Maria, para a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS). A Portaria, assinada pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, entrou em vigor nesta segunda.

Desta forma ficou determinado à Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal a inserção do Município no cadastro geral. A partir de agora, Santa Maria está oficialmente incluída no SUSAF/RS – que estimula o setor primário, como a produção e comercialização por agroindústrias locais de produtos de origem animal.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural do Município, Rodrigo Menna Barreto, as empresas que se adequarem às regras do Sistema poderão comercializar em todo o Estado, partindo da inspeção municipal. “É um grande benefício para a cidade e para as empresas”, destaca o titular da pasta.

SISTEMA BRASILEIRO

De acordo com Menna Barreto a Prefeitura ainda aguarda a homologação do Município ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Segundo ele, a expectativa é que nos próximos meses, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheça a cidade ao SISBI-POA, que é a nível nacional.  

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: arquivo
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial