Notícias

09/02/2017 26/04/2017 15h23m

Secretaria de Meio Ambiente realiza ação emergencial de coleta de inservíveis em Santa Maria


Trabalho de recolhimento começou na quinta-feira (02) e deve seguir até a próxima semana (Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente)

Empresas e associações da cidade recebem alguns tipos de materiais que podem ser reaproveitados. Veja como utilizar os serviços 

 

O grande acúmulo de objetos nas ruas de Santa Maria motivou uma ação emergencial da Secretaria de Meio Ambiente, que está trabalhando no recolhimento dos inservíveis. O trabalho começou na última quinta-feira (02) e deve se estender até o final da próxima semana.

De acordo com secretário adjunto da pasta, Guilherme Rocha, estão sendo recolhidos objetos que estão depositados ao lado de contêineres em diferentes ruas centrais da cidade. No entanto, Rocha ressalta que o trabalho está sendo feito em caráter emergencial.

“Recebíamos muitas reclamações, da comunidade e dos vereadores, falando dessa situação, por isso, partimos para essa ação emergencial. Esse não é um trabalho que será periódico, pois ainda não temos um local definitivo para o depósito desses materiais, já que o aterro sanitário da CRVR não pode receber inservíveis. Por isso, aconselhamos que as pessoas não larguem esses objetos na rua”, explica o secretário adjunto.

Durante essa ação emergencial, um caminhão faz o recolhimento dos materiais, que são levados para uma casa que pertence ao Executivo. No entanto, o local funciona como um depósito provisório, por isso, ainda não há como o recolhimento ser feito periodicamente. Conforme Rocha, a Prefeitura já está em tratativas com associações de recicladores da cidade para que eles possam receber esse tipo de material de forma definitiva.

“Estamos articulando essas parcerias ainda. Neste momento, cabe ressaltar que o recolhimento é pontual onde há problema de acúmulo de inservíveis passíveis de reaproveitamento. O que é rejeito de material orgânico está sendo demolido e descartado”, detalha

Apesar de a Prefeitura não fornecer o serviço de recolhimento ainda de forma definitiva, há formas mais adequadas de fazer esse descarte, além de locais que recebem diferentes tipos de objetos que, ao invés de serem depositados na rua, podem ser doados e reciclados (veja, abaixo, onde levar os materiais e como se desfazer de outros itens sem serventia).

Descarte

Até esta quarta-feira (08), foi recolhido um volume de aproximadamente 160 metros cúbicos de materiais. Entre os objetos retirados das ruas estão sofás, camas, TV, brinquedos de criança, balcões, telefones, som, prateleira, entre outros. Esses materiais serão destinados para uma empresa terceirizada, que fará a triagem. Os que puderem ser recuperados serão reciclados. Os outros rejeitos serão destruídos e levados para aterros licenciados.

 

Locais para descarte

Eletrônicos, vidro, alumínio e ferro
- Local: A empresa Maringá Metais recebe esse tipo de material, além de outros objetos, como geladeira, fogão, máquina de lavar, celular, televisão, janela velha, entre outros. O local não recebe lâmpada fluorescente, papelão, plástico e madeira. As pessoas podem ir diretamente até o local e levar os inservíveis para o descarte (o ideal é telefonar antes, para agendar a entrega). Para quem preferir que a empresa faça esse recolhimento, é cobrada uma taxa, que varia de acordo com a situação e o tipo/quantidade de material.
- Contato: Rua Miguel Carvalho de Macedo, nº 250, Bairro Uglione/ (55) 3213-2074.
OBSERVAÇÃO: A empresa encontra-se temporariamente fechada.

 

Resíduos eletrônicos e eletrodomésticos
- Local: Químea Soluções Ambientais. A empresa recebe eletrodomésticos de menor porte, como cafeteira, micro-ondas, televisão, telefone, computador, entre outros. No entanto, o local não está recebendo objetos de grande porte, como geladeira, freezer e fogão, por exemplo.
- Contato: BR-158, nº 10.605, Bairro Cerrito (em diagonal à Fiat)/ (55) 3217-0880

 

Móveis (pequenos, como cômodas e gavetas) e artefatos de madeira ou compensado
- Local: Quando esse tipo de material não estiver mais em condições de ser aproveitado, o recomendado é que a pessoa quebre os objetos e coloque-os diretamente em um contêiner, pois, por estarem sem condições, serão considerados rejeito. Assim, será destinado ao aterro como lixo comum.

 

Descarte de cama, sofá e outros objetos de grande porte
- Local: Até o momento, o município não possui um local definitivo para receber esse tipo de material. Também não há nenhuma empresa, cooperativa, ou associação que realize beneficiamento de inservíveis na cidade. No entanto, a Prefeitura trabalha para viabilizar parcerias com associações da cidade, para que elas recebam esse tipo de material. Para quem quiser se desfazer desses móveis, a orientação, nesse momento, é encontrar pessoas que precisem do objeto e que aceitem como doação

 

Outros resíduos
Óleo de cozinha
- Local: Supermercado Carrefour
- Endereço: Avenida Rio Branco, Bairro Centro/ (55) 3223-0074

 

Pilha Comum
- Local: Supermercado Beltrame (há uma urna, na entrada do estabelecimento, para o descarte das pilhas)
- Contato: Rua Euclides da Cunha, nº 1.579, Bairro Dores/ (55) 3028-9460

 

Resíduos da construção civil
- Local: Gr2. A empresa oferece o serviço de recolhimento de resíduos sólidos da construção civil através da colocação de caixas/contêineres. O valor para instalação da caixa e recolhimento varia conforme o tipo de resíduo: R$ 150 (resíduos limpos, com apenas materiais de alvenaria) e R$ 300 (resíduos sujos, que contenham outras misturas aos resíduos da construção)
Contato: (55) 3028-6996

 

Baterias de celulares
- Local: Help Manutenção de Celulares
Contato: Rua Duque de Caxias, 1.461/ (55) 3027-8080

 

Lâmpadas Fluorescentes
- Local: Conforme a Lei Municipal 5539/2011 o consumidor pode devolver o produto onde comprou (é obrigatório o aceite por parte do comerciante)

Pneus usados
- Local: Transecicle. A orientação é que quem tiver esse tipo de material para descartar, ligue para o responsável, Alfran, para acertar como pode ser feita a entrega dos pneus 
- Contato: 99121-3554

Papelão, papéis, cadernos, garrafas pet, latinha, isopor e sucata
- Local: Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis de Santa Maria (Asmar)
- Contato: Rua dos Branquilhos, nº 79 - Nova Santa Marta (atrás do Colégio Marista) / (55) 3026-9167
OBSERVAÇÃO: o recolhimento é realizado mediante cadastro junto à Asmar, de acordo com o cronograma de visita aos bairros. 

 

Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Divulgação/Secretaria de Meio Ambiente
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial