Inicial > Notícias > Educação Fiscal se reúne com o...

Notícias

20/01/2017 20/01/2017 16h41m

Educação Fiscal se reúne com o novo secretário de Finanças do Município


Durante o encontro, a coordenadora do programa, Rosaura Vargas, explicou as atividades desenvolvidas pela Educação Fiscal (Foto: Pedro Lucca)

O programa busca desenvolver a conscientização dos cidadãos em relação à tributação e a cidadania

Na quinta-feira (19), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) se reuniu com os novos responsáveis pela Secretaria Municipal de Finanças, secretário Jean-Pier Esquia e o chefe de gabinete, José Hormem Ferreira para apresentar o planejamento da Educação Fiscal para 2017.

Na ocasião, a coordenadora do programa, Rosaura Vargas, elencou as atividades desenvolvidas no ano anterior e apresentou as ações planejadas para o ano corrente. Destacou temas como a exigência da Nota Fiscal, as parcerias entre o programa municipal e os estudantes universitários, por meio de projetos educacionais para acompanhar o orçamento do município, e também a atuação direta do servidor público, que no momento da compra de uma mercadoria ou serviço, solicite a nota fiscal.

“Queremos que os nossos servidores também façam parte do programa, que tenham noção que a exigência da Nota Fiscal gera retorno para o Município”, afirmou Esquia. Outro ponto destacado durante o encontro foi a necessidade de maior divulgação, por meio de ações de publicidade institucional interna e externa, em conjunto com a Superintendência de Comunicação da Prefeitura, a fim de aumentar a visibilidade do trabalho desenvolvido.

O secretário frisou ainda a importância de cidadãos conscientes e atuantes, tanto nos direitos como nos deveres. “A gente precisa trabalhar na conscientização do cidadão, para que ele possa ver que os impostos que ele paga geram receitas no Município, estas serão aplicados em seu próprio benefício”.

 

SAIBA MAIS
A Educação Fiscal tem por missão "Conscientizar a sociedade, por meio do ambiente escolar, sobre a função socioeconômica do tributo. Além disso, busca o despertar do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos postos à disposição da Administração Pública, tendo em vista o benefício de toda a população".

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) é desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria, desde 2002, por meio das Secretarias de Município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio da Caixa Econômica Federal.

 

Texto e fotos: Acadêmico de Jornalismo Pedro Lucca
Supervisão: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial