Inicial > Notícias > Romaria: Santa Maria está pronta para...

Notícias

11/11/2016

Romaria: Santa Maria está pronta para receber milhares de devotos da Mãe Medianeira, no domingo (13)


Romaria: Santa Maria está pronta para receber milhares de devotos da Mãe Medianeira, no domingo (13)

Um dos momentos mais esperados  da cidedade acontece neste domingo, dia 13 de outubro. É a 73ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira. Momento em que milhares de romeiros de todas as partes do país vêm a Santa Maria prestar suas homenagens e pagar promessas por graças atribuídas à santa que é a padroeira do Rio Grande do Sul.

"Esse é um momento muito importante, em que as as famílias estão unidas pela fé. São milhares de pessoas que chegam à cidade e são recebidas de braços abertos pela Mãe Medianeira. A Prefeitura está dando todo o apoio logístico e institucional para que tenhamos um grande evento religioso", comentou o prefeito José Haidar Farret.

Transporte Público e trânsito sofrem alterações para a Romaria da Medianeira, neste domingo (13)

A Romaria com o tema “Com a Medianeira, vivamos a Misericórdia”, e o lema “ Mãe da Misericórdia, rogai por nós! Intercedei a Deus por nós!”, realiza a tradicional trezena dias que antecedem o evento religioso e é realizado sempre às 20h, onde percorre as principais Paróquias da cidade levando a imagem de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Os tradicionais doces comercializados no maior evento religioso do sul do Brasil começaram a ser confeccionados no dia 29 de outubro e cerca de 25 voluntários trabalham para produzir em média 35 mil doces em 10 variedades.

Para a 73ª Romaria Estadual da Medianeira serão confeccionadas e vendidas pela Basílica Nossa Senhora Medianeira, 40 mil velas de diversas cores, tamanhos e preços. A produção das velas artesanais começaram há dois meses e cerca de 15 pessoas participam da criação. Os valores das velas variam de R$ 0,20 centavos à R$ 30,00. 

73ª Romaria da Medianeira: Voluntários trabalham para receber milhares de romeiros no domingo (13)

Prefeitura presta apoio na infraestrutura

Durante a semana que antecede o maior evento religioso do Sul do Brasil, foi feita a revisão da iluminação pública na Avenida Medianeira, que dá acesso ao Altar Monumento e a limpeza geral do Parque da Medianeira. Foram também disponibilizados dois containeres de coleta de lixo e ainda serão colocados mais sete às vésperas da Romaria, para diminuir o depósito de lixo na avenida, causando transtornos posteriores.

Também serão instalados banheiros químicos durante o percursoe uma arquibancada móvel para que os romeiros possam acompanhar as celebrações, dentro do Parque da Medianeira. A prefeitura também vai disponibilizar uma ambulância, para prestar primeiros socorros necessários a romeiros e comerciantes em caso de necessidade.

A Guarda Municipal e agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana farão o acompanhamento da procissão reforçando a segurança dos romeiros e controlando o trânsito das ruas de acesso à avenida. O telefone de atendimento da Guarda Municipal é o 153 e o da Gerência Municipal de Trânsito é o (55) 3921-7091.

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial