Notícias

25/10/2016 26/10/2016 09h12m

Defesa Civil entrega relatório das chuvas a Farret e aponta as ações emergenciais necessárias


Defesa Civil entrega relatório das chuvas a Farret, e aponta ações emergenciais necessárias

Na manhã desta terça-feira (25), o prefeito José Haidar Farret recebeu o secretário de Município de Ação Comunitária, Jair Binoto, e o coordenador Municipal da Defesa Civil, Cladimir Cordeiro do Nascimento, que apresentou um relatório de ações do órgão na noite de segunda-feira (24) em função da forte chuva que caiu sobre a cidade. O prefeito, após receber o relatório, encaminhou com urgência um levantamento de medidas a serem tomadas pelas secretarias de Infraestrutura, Obras e Serviços e de Meio Ambiente, em auxílio às famílias atingidas pela precipitação. De acordo com os institutos de meteorologia, chuveu mais de 70 milímetros em menos de três horas, na noite de segunda-feira.

No relatório entregue pela Defesa Civil estão:

- Atendimento a residências atigindas por alagamentos na Rua Rio Branco, esquina com a Rua Maranhão, entre o Parque Pinheiro Machado e a Cohab Tancredo Neves, onde a Coordenadoria Municipal de Trânsito e Mobilidade (CMTU)conduziu o trânsito para vias próximas.

- No Bairro Passo das Tropas foi constatado alagamento em disversas residências em função de obstrução da tubulação de água pluvial .

- Ainda no Bairro Passo das Tropas, na Rua Pedro Abrantes, foi constatato o alagamento de varias residências, devido ao grande fluxo de água em decorrência da chuva. Foi solicitada a colocação de uma ponte no local. Na Rua Sadi Freitas, na Vila Ipiranga , a força das águas arrastou a cabeceira de uma ponte , apresentando riscos à comunidade que utiliza a via para travessia.

- Na Rua Canários foi constatado deslizamento de solo em evolução que já comprometia a via.

- Na estrada do Passo das Capivaras, houve obstrução da galeria que conduzia o curso das águas sob a BR-392.

Desde a última terça-feira (18), a Secretaria de Município de Infraestrutura, Obras e Serviços (SMI) faz a recuperação de locais afetados pelo grande volume de chuva registrado na última semana.

Vias já recuperadas

- Avenida Ângelo Bolson, cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas;

- Rua Duque de Caxias, a partir da Avenida Medianeira até a Rua João Batista da Cruz Jobim;

- Rua General Neto próximo à Estação Rodoviária; ruas Pedro Santini, Osvaldo Nobre, Bergamoteiras e Venâncio Aires (Passo D´Areia);

- Avenidas Presidente Vargas e Medianeira;

- Ruas Serafim Valandro, Riachuelo, General Neto e adjacências;

- Bairro Medianeira, na Rua João Batista da Cruz Jobim, em direção à Estação Rodoviária e adjacências;

- Avenida Ângelo Bolson e Borges de Medeiros, além das ruas Serafim Valandro, Dr. Bozano;

- Trecho da Rua Venâncio Aires no Passo D´Areia;

- Avenida Borges de Medeiros, entre a Rua Niederauer e Avenida Dois de Novembro.

Durante esta segunda-feira a equipe que trabalha na recomposição de vias está concentrada na Usina de asfalto, preparando o material que será utilizado nas operações tapa buracos, que serão retomadas nesta terça-feira (25).

Tapa buracos a partir de terça (25)

- Rua Silva Jardim;

- Avenida Rio Branco;

- Marechal Deodoro;

- Euclides da Cunha;

- Visconde Ferreira Pinto.

A SMI também está com várias frentes de desobstrução de bueiros, galerias pluviais e bocas de lobo. O trabalho teve início ainda na semana passada, sendo que as equipes já atuaram na Rua Amadeu Weinmann, na Vila Valdemar Rodrigues, região Norte; e na região central da cidade, como nas Rua Vale Machado, próximo à Rua Duque de Caxias, na Rua Venâncio Aires com a Rua Duque de Caxias e na Rua Dr. Bozano, no entorno da Praça Saturnino de Brito. Outra equipe segue atuando na galeria que rompeu na Rua Domingos Grazioli, na Vila Presidente Vargas, região Leste, alagando residências.

Desobstrução de galerias e bueiros nesta terça (25)

- Galeria que rompeu na Rua Domingos Grazioli, na Vila Presidente Vargas, região Leste, alagando residências;

- Limpeza de boca de lobo na Avenida Liberdade, próximo a 2 de novembro;

- Avenida Alcides Roth, na Cohab Santa Marta.

Ações de patrolamento no interior

Equipes de patrolamento da SMI também estão atuando nas vias do interior nesta segunda-feira. Elas estão concentradas, principalmente, nas estradas de Boca do Monte (Estância Velho), Santo Antão, Três Barras (Canudos) e na Ponte do Velho Amâncio.

Texto: Rodrigo Ricordi (mtb 17.101) e Fabrício Minussi (Mtb 11.110)

Foto: João Alves/PMSM (Mtb 17.992)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial