Inicial > Notícias > Unidade de Saúde São Francisco: conquista...

Notícias

28/09/2016 28/09/2016 18h03m

Unidade de Saúde São Francisco: conquista para as comunidades D. Ivo, Zilda Arns e Leonel Brizola


Sob um sol primaveril escaldante uma pequena multidão de mães e pais com seus filhos acompanharam a inauguração da Unidade de Saúde (UBS) São Francisco, no Residencial Dom Ivo Lorscheiter, comprovando o apoio incontestável da população para iniciativas que promovem o atendimento de demandas sociais relevantes, como a ampliação de espaços qualificados de serviços e de profissionais especializados na área da saúde, anunciadas como à disposição da comunidade a partir desta quarta-feira (28).

Em sua fala de abertura, o prefeito Dr. José H. Farret saudou de forma entusiasta, dizendo do “motivo de orgulho, em um momento de crise e de contenção de investimentos, abrir as portas de uma UBS com serviços especializados e amplo espaço; podemos dizer que esta é uma comunidade abençoada em torno do nome de seu patrono, D. Ivo Lorscheiter, que devotou uma vida para reduzir as desigualdades entre os desiguais”, destacou o prefeito.

Farret ainda nomeou os serviços que estarão disponibilizados, exaltou o Ano da Misericórdia, conclamou a comunidade para a fé e solidariedade em torno dos propósitos da inclusão social, alertou para o risco da depressão como ‘doença do século’ e recomendou a profissional psicóloga da unidade para essa prevenção, por fim, rememorou os esforços do prefeito Cezar Schirmer que “tudo fez, para não faltar recursos” e sinalizou a abertura da escola no Residencial Leonel Brizola em até 30 dias.

A secretária Vânia Olivo reiterou o sentido de “conquista” da comunidade, apresentou sua equipe e nomeou individualmente os profissionais, suas funções e teceu considerações como os serviços de Farmácia que tratará não apenas da distribuição de medicamentos, quanto do acolhimento e recomendações de uso adequado da prescrição médica. Pediu “paciência” na fase inicial de implementação de todos os serviços e de conclusão da infraestrutura, como o muro do prédio.

O médico Adolfo Vasserstein participou do ato de abertura e mostrou-se satisfeito com as instalações e os serviços disponibilizados na UBS.

Positivo e incisivo o Padre Lucas Carvalho abençoou a UBS e exortou que o mundo precisa de cuidados por si e pelos outros, citando a máxima “gentileza gera gentileza” como comportamento desejável entre a comunidade e os serviços inaugurados.

Posto para atender seis mil famílias da região Leste

Mais de 1,5 mil famílias da região Leste de Santa Maria serão beneficiadas com o atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, que fica localizada na Rua Santa Maria, na esquina com a Rua São Luiz Gonzaga, no Residencial Dom Ivo Lorscheiter. A obra da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), com uma área construída de mais de 600 metros quadrados, foi executada pela empresa BK Construções, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), da Caixa Econômica Federal. A UBS vai beneficiar famílias dos núcleos habitacionais Zilda Arns, Dom Ivo Lorscheiter e Leonel Brizola.

Atendimento agendado a partir desta quinta-feira (29)

Os usuários já podem procurar a Unidade São Francisco, a partir desta quinta-feira. O horário de funcionamento será das 8h às 12h e das 13h às 17h. Neste período estará sempre disponível o Setor de Acolhimento aos pacientes, que irá definir o tipo de atendimento. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do Município, médica Maria Suzana Lopes, as consultas com médicos e enfermeiros serão previamente agendadas.

Equipe completa com psicólogo, médicos e enfermeiros

A UBS São Francisco irá contar com uma equipe formada por duas enfermeiras, um técnico de enfermagem, um odontólogo, uma psicóloga e dois médicos, sendo um clínico geral e outro médico de família, apto a atender crianças, pré-natal e clínica. Também terá Sala de Vacina, que inicialmente ficará disponível dois dias por semana e farmácia distrital.  “É uma unidade que terá um processo de trabalho diferenciado, com o apoio de alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que estão levantamento as demandas prioritárias de atendimento na fregião”, explica a coordenadora.

29 unidades de saúde reformadas

A atual Administração Municipal investiu, nos últimos sete anos, na reforma de 29 postos de saúde e na valorização dos profissionais. Só em 2015 foram mais de 160 mil atendimentos prestados nas UBSs. Além do posto de saúde que está sendo inaugurado nesta quarta-feira, a Prefeitura também aplicou recursos para a construção de uma nova unidade no Bairro Passo das Tropas. A Secretaria de Município da Saúde também investiu mais de R$ 19 milhões na Farmácia Básica e na gratificação de um salário para médicos e plantonistas.

Comunidade comemora

Após a abertura das portas da UBS São Francisco a comunidade comemorou a inauguração. A manifestação do líder comunitário Ernani Boésio destacou o mérito coletivo da conquista e convocou a todos para se envolverem na conservação do prédio e contribuírem para a qualificação dos serviços, para que “ajudem a conservar, não importa se somos do Zilda Arns, do Dom Ivo ou do Leonel, somos todos beneficiados, isto é para todos”. Para Boésio, “a abertura da UBS é mérito da comunidade que cobra e hoje ganha um posto de Saúde dentro do residencial, do que não precisará mais atravessar a cidade para buscar atendimento médico”.

A auxiliar de limpeza Valquíria Flores comenta que “a abertura (da unidade básica) é um privilégio para nós moradores, que agora temos um posto aqui do lado de casa e não precisamos mais ir até a UPA ou ao PA, deixando-os mais lotados”. Leila Aguar Marques, do lar, também corroborou que a abertura “é importante porque não precisamos sair de perto de casa para outros postos para consultar”.

Governo presente

As autoridades que estiveram presentes na abertura da Unidade Básica São Francisco: prefeito José Haidar Farret, Chefe de Gabinete Ony Lacerda, Secretário de Município de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bitencourt; Secretária de Município de Saúde Vânia Olivo; Secretário de Município de Mobilidade Urbana, Silvio Souza; Secretária de Educação, Silvana Guerino; Secretário de Município de Comunicação e Programação Institucional, Rogério Assis Brasil; Secretária de Município de Gestão e Modernização Administrativa, Carolina Lisowski; Secretário de Município de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; Secretário Especial de Coordenação do Desenvolvimento Institucional Carlos Brasil Pippi Brizola, Secretário de Município de Esporte e Lazer, Erony Paniz Jr.; Secretário de Desenvolvimento Econômic, Jaques Jaegger; Secretário Adjunto de Cultura, Josias Ribeiro; Procuradora Geral do Município, Anny Desconzy; Presidente do Instituto de Planejamento (Iplan) Francisco Severo, Presidente do Conselho de Saúde Representante do Conselho Municipal de Saúde, Benildes Mazorani; líder comunitário do Residencial Zilda Arns; Ernane Boésio e o vigário do Santuário Basílica da Medianeira Padre Lucas Carvalho.

 

 

André Campos com Fabrício Minussi e acadêmico de Jornalismo Rodrigo Thiel 

Fotos: Repórter fotográfico João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial