Notícias

28/09/2016 28/09/2016 12h30m

1ª edição do Festival de Esportes das Escolas do Campo incentiva integração, lazer e cultura local


 

Os alunos dos anos finais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira, Bernardino Fernandes, Major Tancredo Pena de Moraes, Intendente Manoel Ribas e João da Maia Braga foram reunidos, nesta quarta-feira (28), na Estância do Minuano, para a realização do I Festival de Esportes das Escolas do Campo.

Além de incentivar a prática de atividades esportivas e socializadoras, o Festival busca promover os princípios básicos da responsabilidade, companheirismo e organização. A abertura do evento contou com a entrada das delegações das escolas, cada uma carregando sua bandeira ou identificação simbólica e a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Responsável pelas boas vindas, a secretária de educação, Silvana Guerino, reforçou a importância da promoção dessas atividades. “Nós queremos fortalecer as especificidades da educação do campo e resgatar atividades integradas entre as escolas dessa modalidade”, afirma.

A fim de valorizar e colocar em evidência a educação física como linguagem corporal e educacional, o Festival apresentou um conjunto modalidades esportivas criativas e recomendadas. O período da manhã foi voltado para a prática dos tradicionais jogos de vôlei e de futebol, com as equipes organizadas através de sorteio, formando os elencos com integrantes de escolas diferentes, para promover a integração.

Já o período da tarde tem programação focada em atividades múltiplas, realizadas em circuito, como os espaços de prática para o laço da vaca parada, corda, bolita, frescobol, corrida da colher e corrida do saco. “O objetivo dessas práticas é o de promover um conjunto de atividades esportivas, culturais e de lazer como estímulo à convivência envolvendo o movimento de caráter formativo”, explica a coordenadora da Educação Básica, Cláudia Bassoaldo.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello
Edição/Revisão: André Campos
Fotos: Divulgação Smed

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial