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28/09/2016 28/09/2016 11h10m

Smed promove encontro para debater práticas de avaliação e atendimento educacional especializado


Em encontro, os professores da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino debateram questões referentes a temática da avaliação no ‘Atendimento Educacional Especializado’ (AEE) e também sobre a importância da avaliação psicológica para o processo educacional. Promovido pela Secretaria de Educação (Smed) o encontro buscou debater a atualidade do ensino e os desafios com que se defronta para alcançar níveis de aprovação satisfatórios.

Com efeito, a escola enfrenta desafios que até bem pouco tempo não concorriam com o aprendizado, com a atenção do aluno e nem com o desempenho de aprovação. Para a secretária Silvana Guerino é essencial analisar e explicar tanto o processo que avalia a apreensão dos conteúdos quanto o inverso, ou seja, as causas possíveis de não-aprendizagem das crianças no ambiente escolar. Para Silvana, os indicadores gerais observados conforme dados oficiais do MEC/INEP, com base na taxa de repetência no Ensino Básico, por si só não são suficientes, uma vez que são generalistas e as realidades de vivência interferem nos processos.

A atividade foi organizada pela coordenadora da Educação Especial na Secretaria de Educação, Vanise Lorensi e pela Assessora da Educação Especial na 8ª CRE, Maiandra Pavanello. A formação foi desenvolvida pela professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, Sílvia Maria de Oliveira Pavão, com o tema "Desafios para uma prática pedagógica inclusiva" e pelo psicólogo com experiência docente, Caio César Piffero Gomes, que problematizaram e refletiram sobre os processos de avaliação no AEE, além de levantarem a importância dos aspectos psicológicos no processo educacional. “Essa atividade busca a reflexão dos professores sobre as suas práticas avaliativas, valorizando o foco na aprendizagem, deixando o aspecto clínico para as áreas de competência clínica”, explica Vanise.

O Atendimento Educacional Especializado tem a função de complementar ou suplementar a formação do aluno público-alvo da educação especial, disponibilizando estratégias e recursos de acessibilidade em prol da aprendizagem. A avaliação neste contexto é parte integrante do trabalho do professor e deve ser pensada, articulada e problematizada com foco nas relações que se estabelecem durante a vida e escolarização dos sujeitos.

 

Texto: acadêmica de Jornalismo Luana Mello e André Campos
Fotos: Divulgação Smed

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