Inicial > Notícias > Prêmio Amigo da Cultura foi entregue...

Notícias

31/08/2016 01/09/2016 16h57m

Prêmio Amigo da Cultura foi entregue na noite desta quarta-feira (31) encerrando Mês da Cultura


Foto Rodrigo Ricordi

Uma orquestra de percussão, um grafiteiro e dançarinos iniciaram a noite que celebrou o encerramento do Mês da Cultura. Uma noite em que a prefeitura, por meio da secretaria de Cultura agraciou pessoas e empresas de destaque no fomento e realização da cultura na cidade com o ´certificado "Amigo da Cultura".

Foi um mês intenso e recheado de atrações culturais que marcaram o mês de agosto, instituído como o Mês da Cultura pela Lei Municipal nº 4118/1997. Exposições, mostras fotográficas, oficinas, espetáculos, cursos, debates e intervenções encantaram e levaram aos santa-marienses as diversas opções que a arte proporciona. Com a concomitância com o Mês da Diversidade, diversas atividades integraram a programação, promovendo o debate, a inclusão e a visibilidade LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e intersexuais). Foram realizadas intervenções culturais, exposições, além de debates sobre memória, cultura, cidadania e patrimônio LGBTI.

A cerimônia realizada no prédio da SUCV, foi prestigiada, além do prefeito Cezar Schirmer e da secretária de cultura Marília Chartune,  pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura Daniel Paim, por Ruth Pereyrón, diretora do Theatro Treze de Maio, pelo secretário adjunto de Cultura, Josias Ribeiro, pelo diretor do Museu de Arte de Santa Maria, Marcio Flores, pelo coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Luiz Sergio Fassbinder, por Terezinha Pires dos Santos e Fernanda Pedrazzi, da Casa de Memória Edmundo Cardoso, Rosangela Recchia, diretora da Biblioteca Pública Municipal, entre convidados, imprensa e os premiados e seus representantes.

Após o a entrega dos troféus e certificados, a secretária de Cultura, Marilia Chartune festejou a quantidade de atividades e o legado que o Mês da Cultura deixa para cidade em termos de produção cultural, a celebração da diversidade de sexual e a luta contra o preconceito. “Sabemos que a cultura de Santa Maria é muito mais! Construtores de um efervescente cenário que, apesar das adversidades, têm muito a comemorar. Temos gente que faz, gente que elabora projetos, gente que apoia e a secretaria assumiu o compromisso com as políticas culturais para o município que estão em processo de conclusão”, declarou Marilia.

O prefeito Cezar Schirmer encerrou a cerimônia destacando o trabalho da secretária Marília Chartune e de sua equipe, que mesmo com poucos recursos se empenham para fazer o melhor para a cultura da cidade. “Sei que todos dão o melhor de si, para além de suas atividades, e ajudam a firmar a chancela de Cidade Cultura. Vemos hoje, nas diferentes manifestações da arte, a qualidade, a vontade de artistas e empresas, que tornam Santa Maria uma cidade diferenciada, com uma população que vive a cultura em seu dia-a-dia. Uma cidade que vive a cultura se afirma no avanço civilizatório do planeta. Quem gosta e participa da cultura se desenvolve como cidadão em sua plenitude. A cultura nos eleva espiritualmente”, declarou o prefeito. Cezar Schirmer ainda agradeceu, em nome da cidade, aos homenageados e homenageadas pelo esforço em nome da cultura. “Assim vamos nos tornando cada vez mais referência em cultura para todo o país”, finalizou.  

O prêmio “Amigo da Cultura”, homenagem do poder público aos incentivadores da cultura no município, será entregue nesta quarta-feira (31), às 18h30, no Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges, para fechar com chave de ouro o Mês da Cultura. Criado por Lei Municipal, em agosto de 2011, o selo e certificado municipal “Amigo da Cultura” é concedido pelo Poder Público às empresas ou pessoas físicas que contribuírem com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC).

Os "Amigos da Cultura"

           Pessoa Jurídica

                Pessoa Física

 - CVI Refrigerantes Ltda

 - Vigillare  Sistemas de Monitoramento Ltda

 - BK Construções Ltda

 - Rek Parking Empreendimentos e Participações Ltda

 - Unimed Santa Maria – RS Cooperativa de Assistência a Saúde Ltda.

 - Expresso Medianeira Ltda.

 - Pampeiro S/A Comércio de Automóveis

 - Estação Rodoviária de Santa Maria Ltda.

 - Banco do Brasil S/A - Agência Santa Maria

 - Rede Vivo Participações Ltda.

           - Décio Eugênio Mai

           - Tiago Pires da Rocha

           - Nilo Mai

           - Volnei Grigoletto

           - Gerardo Martinez de Azambuya

           - Carlos Antônio Dalla Favera

           - Paulo Antônio Silva Duarte

           - Flávio Sumerval Benetti

           - Marcelo Pasqualoto Canellas

           - Maria da Glória Russi Barbosa

 

Texto e foto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial