Notícias

31/08/2016 31/08/2016 15h12m

Pátio Rural IV: casal de Pains participa da feira servindo doces e o tradicional mocotó


lfknlkfnlf

O Pátio Rural, uma realização da Prefeitura, por meio das secretarias de Município de Turismo e Desenvolvimento Rural e que se consolidou no calendário de Santa Maria como um espaço democrático para comercialização de produtos, entretenimento e lazer, inicia mais uma série de reportagens especiais, que destacam potencialidades locais que fazem o evento acontecer. Nos próximos dias vamos apresentar exemplos de negócios que se integram ao Pátio Rural e a cada edição fortalecem sua participação, tendo como foco a 10ª edição do evento, que acontece dias 3 e 4 de setembro, no Hotel Fazenda Pampas (antiga Cidade dos Meninos), com o tema tradicionalismo. A quarta reportagem trata do trabalho de Elaine e Antônio Freitas, representante de uma das dezenas de empresas que participam do Pátio Rural. Confira.

Mocotó e tortas vindas de Pains são opções para aquecer e adoçar o coração no Pàtio Rural

Dias chuvosos e temperaturas baixas são combinações perfeitas para degustar um delicioso mocotó. Um prato criado no Brasil com ingredientes ricos e nutritivos que ajudam a esquentar ainda mais no inverno. Uma grande oportunidade para experimentar esse prato é o Pátio Rural, evento realizado pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Entres os expositores da feira está a dona Elaine Freitas, 44 anos e seu esposo Antônio Freitas, 48 anos. O casal é famoso por servirem o delicioso mocotó do distrito de Pains, no Pátio Rural e nas grandes feiras e festejos de Santa Maria. Desde que começaram a participar do Pátio eles não perdem uma única edição. “O Pátio Rural é uma grande alternativa para aumentar a nossa renda e divulgar o nosso trabalho”, afirma Antônio.

O casal também produz tortas e doces glaciados para vender nas feiras. Segundo Eliane a produção dos doces ganharam força por meio da divulgação das especiarias no Pátio Rural. “Hoje quando comparecemos em outros eventos as pessoas nos conhecem e comentam que provaram as tortas no Pátio Rural”, salienta Eliane.

Receita do Panelão de Mocotó da Dona Eliane e Seu Toninho

Além de poder ir até o Pátio Rural no final de semana e conferir o famoso mocotó da Dona Eliane e do Seu Toninho, como são conhecidos, o casal passou a receita para quem quer aproveitar e reunir a família ou amigos.

Ingredientes:

- 1 ½ kg de feijão branco

- 1 ½ kg de calabresa picada

- 4 kg de mondongo

- 8 patas de vaca bem limpas e fervidas (conhecido como Mocotó)

- Cebola, tomate, alho, pimenta, sal e tempero verde a gosto.

Modo de preparo:

Um dia antes do preparo ferva as patas de vaca depois de picadas e bem limpas. A especiaria só estará pronta após os ossos de soltarem. Após separe a carne do olho. Depois é só picar todos os ingredientes é juntar e deixar ferver até que o caldo esteja consistente.

Dica: O prato pode ser servido com pão, salsa e ovos picados.

A origem do Mocotó

O prato foi criado no Brasil devido aos seus ingredientes ricos e nutritivos e de baixo custo aproveitados quando do abate de gado tanto nas regiões pecuárias como nos matadouros dos centros urbanos. Este prato tem sua origem bem remota, advindo da tradição portuguesa, que fazia o caldo de mão-de-vaca.

Outra fundamentação histórica vem da época das charqueadas, os escravos faziam o prato para seu sustento, quando as partes do boi desprezadas pelos patrões, como pata, úbere, tripa grossa, e outros pedaços por serem considerados menos nobres, eram recolhidas pelos escravos, que as limpavam e as colocavam a ferver.

Atualmente o mocotó é um prato típico no Rio Grande do Sul. O prato é especialmente saboreado no inverno, em virtude de ser um prato quente, com grande fonte de calorias e ideal para temperaturas frias da região sul.

Turismo, cultura, arte, emprego, renda. Uma atração regional

Em 2015 foram realizadas sete edições do Pátio Rural e o Hotel Fazenda Pampas (antiga Cidade dos Meninos) se tornou o local ideal para reunir, em um só lugar, o que de melhor e mais importante produzem os distritos de Santa Maria. Os números registrados pelo evento denotam o sucesso da iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Rural: foram 120 mil visitantes, vindos de Santa Maria e de cidades vizinhas como Itaara, Agudo, Caçapava do Sul, Ijuí, Júlio de Castilhos, Silveira Martins e Porto Alegre. No ano passado, foi registrada a comercialização de R$ 1 milhão, beneficiando cerca de 250 agentes envolvidos no projeto, entre representantes das agroindústrias, culinaristas, artesãos, artistas e animadores culturais. Em 2016, nas duas edições realizadas até agora, foram mais de 40 mil pessoas circulando pelo Hotel Fazenda Pampas.

Confira os expositores que estarão na 10ª edição do Pátio Rural

Marli Weber Artesanato - Roupas de Bebê

Art Tatto's - Artesanato em Madeira

Negrini Artesanato - Artesanato em Porongo

Neli - Artesanato

Sil Artes - Artesanato em Croche

Lucia Artes - Artesanato em Biscuit

Altamir Pirogravura - Pirogravura em Cuias

Artesanato da Carmem - Artesanato

Lê Artes - Artesanato

George Pains - Bancos e Mesas

Liz Portalet - Bonequeira

Joca Cáceres - Ferro e Madeira

Beco do Beijos - Mãos de Maria Artesanato

Pátricia Avozani - Artesanato

Lixo e Arte - Mosaico Casca de Ovo

Márcia e Guilherme Bernardes - Arte em Lã

Maria Inês - Artesanato

Rogério - Aves exóticas

Rolimã – Alexandre Carrinhos

Gastronomia

Boca do Monte - Peixes - Margarete

Palma – Risoto - Mari Lúcia

São Valentim – Vaca Atolada - Carol

Santa Maria – Carreteiro - Vando

Pains – Mocotó - Toninho e Eliane

 

Texto: acadêmica de jornalismo Keila Marques

Supervisão e fotos: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial