Inicial > Notícias > Almoço, na manhã desta quarta-feira (31),...

Notícias

31/08/2016 31/08/2016 17h36m

Almoço, na manhã desta quarta-feira (31), marcou o lançamento da décima edição do Pátio Rural


Secretária Norma Moesch apresentou a décima edição do Pátio Rural

Pães, tempero verde e ovos cozidos eram o acompanhamento do prato principal do encontro das secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Rural para o lançamento da décima edição do Pátio Rural: o tradicional Mocotó. Na sede do Sindicato Rural de Santa Maria, a secretária de Turismo Norma Martini Moesch, junto do secretário adjunto da secretaria de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini, receberam jornalistas e autoridades para falar sobre a feira que acontece nos próximos dias 3 e 4 de setembro, no Hotel Fazenda Pampas, (antiga Cidade dos Meninos). O secretário adjunto de Município de Infraestrutura, Obras e Serviços (SMI), Alexandre Brasil, também prestigiou o encontro.

A secretária Norma Moesh mais uma vez agradeceu a presença e a colaboração da imprensa local na divulgação do Pátio Rural e deu dados de um público aproximado de 40 mil pessoas nas duas edições já realizadas em 2016 e uma movimentação de R$ 400 mil em produtos. “O Pátio Rural sempre aconteceu independente do clima. Gostaria de frisar que o espaço da feira é amplamente coberto e há uma super estrutura de proteção contra a chuva. Essa edição acontece em setembro, mês das tradições gaúchas, por isso vamos ter comidas típicas, produzidas pelos expositores e, também, apresentações artísticas promovidas pelo CTG Sentinela da Querência”, revelou a secretária, que aproveitou para destacar a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Rural pelas políticas públicas desenvolvidas para o fomento dos produtores rurais da região.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini falou sobre a expectativa de mais um grande evento. “O Pátio Rural conta com grande estrutura e a nossa expectativa é que um grande público compareça neste final de semana. Além disso, esta edição contará com novos expositores de artesanato e novos produtos de agroindústria”.

Turismo, cultura, arte, emprego, renda. Uma atração regional

Em 2015 foram realizadas sete edições do Pátio Rural e o Hotel Fazenda Pampas (antiga Cidade dos Meninos) se tornou o local ideal para reunir, em um só lugar, o que de melhor e mais importante produzem os distritos de Santa Maria. Os números registrados pelo evento denotam o sucesso da iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Rural: foram 120 mil visitantes, vindos de Santa Maria e de cidades vizinhas como Itaara, Agudo, Caçapava do Sul, Ijuí, Júlio de Castilhos, Silveira Martins e Porto Alegre. No ano passado, foi registrada a comercialização de R$ 1 milhão, beneficiando cerca de 250 agentes envolvidos no projeto, entre representantes das agroindústrias, culinaristas, artesãos, artistas e animadores culturais. Em 2016, nas duas edições realizada até agora, foram mais de 40 mil pessoas circulando pelo Hotel Fazenda Pampas.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17101)
Colaborou: acadêmica de jornalismo Keila Marques
Foto: João Vilnei

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial