Notícias

28/07/2016 28/07/2016 13h26m

Pátio Rural II: expositores do segmento de artesanato oferecem opções aos visitantes


A série especial sobre expositores do Pátio Rural apresenta nesta quinta-feira (28), mais uma empresa familiar que participa do evento, promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Rural, no Hotel Fazenda Pampas, em Camobi. Nos próximos dias vamos apresentar exemplos de negócios que se integram ao Pátio Rural e a cada edição fortalecem sua participação.

O Pátio Rural, consolidado no calendário de Santa Maria como um espaço democrático para comercialização de produtos, entretenimento e lazer, foi desenvolvido pela Prefeitura de Santa Maria em março de 2015. O evento já realizou oito edições, sendo sete delas no ano passado e uma no mês de junho. No balanço de 2015, o Pátio Rural contabilizou a marca de 120 mil visitantes e a comercialização de R$ 1 milhão.

A próxima edição do evento acontece nos dias 06 e 07 de agosto, no Hotel Fazenda Pampas (antiga Cidade dos Meninos), em Camobi. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

 

A experiência de homem do campo agregada à geração de renda
A Flor e Truco, empresa do segmento de couros e artesanato, é comandada pelo produtor rural Sergio Seeger, com auxílio da mulher e do filho. A partir da experiência do patriarca com a lida campeira, a pequena empresa familiar foi criada e desenvolveu sua linha de produtos. São artigos de montaria em geral, alpargatas, cintos, guaiacas, produtos para chimarrão como mateiras e suporte para cuias, chaveiros e barbicachos, todos produzidos em couro e decorados artesanalmente.

“Há mais de 20 anos meu trabalho se tornou conhecido, principalmente nos rodeios onde participo. As pessoas têm a oportunidade de escolher e encomendar os produtos personalizados. Fazemos de acordo com o que o cliente quer”, explica Sérgio, se referindo principalmente aos artigos de montaria.

O pequeno produtor trabalha ao lado da esposa, Deleni Seeger. Recentemente, ela teve a idéia de integrar peças em artesanato aos negócios do marido, criando a Artesanato Seeger. “Faço cursos e vou me aprimorando. Assim, trabalhamos lado a lado, ele com os produtos em couro e eu com meus artesanatos”, comenta. Na pequena loja do casal, localizada no Distrito de Palma, é possível encontrar lenços, bordados, mantas, sapatilhas e outros produtos feitos à mão.

O casal aposta no cuidado no processo de produção, nos acabamentos e a inovação da cartela de produtos como diferenciais para conquistar o público. “É o caso do porta talheres para acampamento. Eu sempre gostei de acampar, então percebi que não tínhamos um suporte para levar os talheres, por exemplo. A partir dessa necessidade criei esse artefato onde é possível levar tudo, até a tábua de carne”, explica Sergio, mostrando o mais recente produto desenvolvido pela microempresa Flor e Truco.

 

Participação no Pátio Rural agrega novos clientes para a marca
A Flor e Truco já participou de cinco edições do Pátio Rural. Para o casal Seeger, a possibilidade de expor seus produtos sem custo, em um evento com grande circulação de pessoas, junto a outras dezenas de expositores, traz benefícios para a divulgação dos produtos. “Nos tornamos ainda mais conhecidos graças à participação no Pátio Rural. Além disso, temos o incentivo das secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Rural, sempre levantando nosso astral e nos convidando a estar presentes”, destaca.

A Flor e Truco está localizada na RSC 287, Km 217, Distrito de Palma. Mais informações pelo telefone 55 9996 8777 ou no Facebook.

 

Conheça outros expositores que participam do Pátio Rural no segmento “Artesanato”:

- Artesanato Seeger – Flor e Truco (artesanato em couro)
- Vimonti – Óleos Essenciais (extração de óleos)
- Facas Gaúcha (facas)
- Deise Fassinato (pintura e artesanato)
- George Marchetaria – (técnica de ornamentação de superfícies com materiais diversos)
- Art Cedro (artesanato em madeira)
- Casa das Orquídeas (produção de orquídeas)
- Enxoval de Bebê (roupas de bebê)
- Sonho Real (artesanato em porongo)
- Viveiro Representando a Natureza (cactos e folhagens)
- Marli Weber Artesanato (roupas de bebê)
- Arte Tatto’s (artesanato em madeira)
- Negrini Artesanato (artesanato em porongo)
- Neli (artesanato)
- Sil Artes (artesanato em crochê)
- Lucia Artes (artesanato em biscuit)
- Altamir Pirogravura (pirogravuras em cuias)
- Artesanato Carmem (artesanato)
- Lê Artes (artesanato)
- George Pains (bancos e mesas)
- Rozimeri Santini (madeiras, cuias e tricô)
- Liz Portalet (bonqueira)
- Joca Cáceres (ferro e madeira)
- Beco do Beijos – Mãos de Maria (artesanato)
- Patrícia Avozani (artesanato)
- Lixo e Arte (mosaico com casca de ovo)
- Márcia e Guilherme Bernardes (arte em lã)
- Maria Inês (artesanato)
- Rogério (aves exóticas)
- Rolimã Alexandre (carrinhos)

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: acadêmico de Jornalismo Lenon de Paula
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial