Inicial > Notícias > Prefeitura licita câmeras de vigilância e...

Notícias

22/07/2016 25/07/2016 10h08m

Prefeitura licita câmeras de vigilância e amplia o videomonitoramento em postos municipais


O esforço da atual administração municipal em tornar Santa Maria uma cidade mais segura é constante. Desde o início do governo foram implantadas políticas e adquiridos equipamentos com esta finalidade, como a Guarda Municipal, a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), as câmeras de videomonitoramento, a aquisição de uniformes e armas não letais para os agentes da Guarda Municipal, entre outras medidas.

Nesta quinta-feira (21) mais um passo foi dato. A Secretaria de Município de Finanças publicou o Edital de Licitação, na modalidade Pregão Presencial (nº 80/2016) que tem como objeto a contratação de prestação de serviços de vigilância monitorada em prédios da Prefeitura de Santa Maria. A abertura do processo, para as empresas interessadas em prestar o serviço, será no dia 5 de agosto, às 8h30, no Auditório da Prefeitura, na Rua Venâncio Aires, nº 2277, Bairro Centro.

A licitação é dividida em dois lotes: o primeiro se refere à prestação de serviços de monitoramento por alarme 24 horas com pronto atendimento tático, locação de todos os equipamentos, atualização tecnológica, contrato de manutenção 24 horas, seguro patrimonial e rondas periódicas noturnas motorizadas em 30 postos municipais (confira no Edital), totalizando 278 sensores. O lote 2, é relativo à prestação de serviços de vigilância monitorada por circuito fechado de televisão (CFTV), locação de todos os equipamentos, atualização tecnológica e contrato de manutenção 24 horas em 11 postos municipais, totalizando 105 câmeras.

Os equipamentos eletrônicos serão cedidos ao município em forma de comodato e acrescidos de contrato de manutenção e operação, utilizando duas tecnologias complementares: o monitoramento de alarmes e o videomonitiramento. Serão contemplados postos municipais, como equipamentos culturais, esportivos, sede de conselhos,  CRAs e Creas, sede de secretarias e de órgãos públicos. Os contratos resultarão em um investimento mensal do município de cerca de 49 mil. “É muito válido, porque nós vamos tirar os Guardas Municipais dos pontos fixos e utilizar as patrulhas móveis ampliando a possibilidade de segurança”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Sílvio Souza, que é responsável pela Guarda Municipal.

Ainda conforme prevê o Edital, a contratação tem por objetivo realizar a segurança interna de postos municipais, através de monitoramento por alarmes com pronto atendimento e controle interno e segurança nas adjacências, através de circuito fechado de televisão.

Objetos:

1- Prestação de serviços de monitoramento por alarmes:

A contratada deverá prestar serviços de monitoramento 24 horas com pronto atendimento tático, com locação  de  todos  os  equipamentos,  atualização  tecnológica,  contrato  de  manutenção  24  horas,  seguro patrimonial e rondas periódicas noturnas motorizadas em 30 postos municipais, totalizando 278 sensores.

O sistema consistirá na instalação de alarme com controle de acesso multiusuário e sensoriamento por infravermelho em cada  posto,  conectado  via  rádio  alarme  (sem  a  utilização  de  telefone,  imune  a  cortes  e defeitos da linha telefônica) à Central de Monitoramento da contratada, a qual monitorará 24 horas o controle de acesso, com informações precisas de data e hora de entrada e saída; o sistema e o disparo do mesmo com planta baixa e local específico da violação.

A empresa vencedora da licitação pública deverá enviar uma viatura tático móvel, de sua propriedade,  em  todos  os  disparos  de alarme  fornecendo  relatório  dos  eventos  da  unidade  monitorada.  As rondas periódicas serão  controladas  pelo  município  por meio  do  uso  de  veículos  rastreados  e fornecimento  de relatórios  comprovando a  efetiva realização  das rondas  nos  locais  e  horários  estabelecidos nos roteiros.

2- Prestação de serviços de vigilância monitorizada por Circuito Fechado de Televisão  (CFTV):

A empresa contratada deverá locar todos os equipamentos, fazer a atualização tecnológica e a manutenção 24 horas em 11 postos municipais, totalizando 105 câmeras. Este serviço consiste na utilização de câmeras especiais para monitorar postos municipais e adjacências.

De acordo com o superintendente da Guarda Municipal, Luiz Oneide Gonzatto, atualmente Santa Maria conta com 732 câmeras da Prefeitura instaladas em prédios públicos. No entanto, estão em funcionamento 524 equipamentos. Destas, 115 câmeras estão conectadas à Central de Videomonitoramento, que abrange o centro da cidade, praças e ruas, entre outros pontos do município.

Também está previsto um sistema local, com  interconexão pronta para  ser  conectada  a  uma  central  única  de  videomonitoramento à distância,  central esta que  já  existe  no  Quiosque  3  do Parque  Itambé. Os sistemas, local e remoto, da Central de Monitoramento funcionarão de forma redundante, garantindo back-up e maior segurança aos dados.

*Confira mais detalhes do Edital, nos anexos 1 e 2

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: Arquivo/Prefeitura

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial