Inicial > Notícias > Procon de Santa Maria alerta a...

Notícias

21/07/2016

Procon de Santa Maria alerta a população para a proibição da venda de lote de extrato de tomate


Procon de Santa Maria alerta a população para a proibição da venda de lote de extrato de tomate

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Santa Maria (Procon-SM) informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) detectou na última segunda-feira (18), irregularidades em um lote de extrato de tomate da marca Heinz.

Segundo o laudo publicado no Diário Oficial da União, o lote L06, fabricado por Heinz Brasil S.A, com prazo de validade em 01/04/2017, excede o limite aceitável pela Anvisa de fragmento de pelo de roedor. O produto deve ser retirado de comercialização pelo próprio fornecedor.

Segundo a Anvisa, o limite máximo de tolerância, de acordo com a lei vigente, é de um fragmento de pelo para cada 100 gramas de molho, purê e extrato de tomate. As empresas justificam que a presença desses fragmentos se deve à matéria-prima, que vem do campo. Segundo a Agência, a presença dessas matérias acima do aceitável pode ser prejudicial à saúde.

O Procon recomenda que os consumidores fiquem atentos ao lote mencionado e, para quem adquiriu o produto, que faça a sua troca ou reembolso do valor pago no estabelecimento onde foi feita a compra. Em caso de ingestão, é aconselhável buscar auxílio médico.

Contato com o Procon-SM

O Procon-SM está localizado na Avenida Rio Branco, 639, no centro. O telefone para contato é o (55) 3217-1286. O consumidor também pode tirar dúvidas ou enviar reclamações pelos seguintes endereços eletrônicos: procon@santamaria.rs.gov.br e gerenciaprocon@santamaria.rs.gov.br.

Informações: Procon-SM
Supervisão: Fabricio Minussi (MTB 11.110)
Foto: Arquivo / Prefeitura 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial