Inicial > Notícias > EMEF CAIC Luizinho de Grandi recebe...

Notícias

24/06/2016 24/06/2016 17h12m

EMEF CAIC Luizinho de Grandi recebe segunda atividade do Fórum Permanente de Educação Ambiental


Existem diversas habilidades sociais, sendo a comunicação assertiva uma delas. Este foi o tema do segundo encontro do Fórum Permanente de Educação Ambiental, que aconteceu na EMEF CAIC Luizinho de Grandi, nesta quinta-feira (23). A atividade foi desenvolvida pela professora do curso de Psicologia da UFSM, Taís Fim Alberti e seus alunos. Participaram do evento alunos da  Educação de Jovens e Adultos (EJA) e alunos das turmas de 8º e 9º anos acompanhados de responsáveis e comunidade em geral.

A temática foi introduzida aos participantes a partir de um vídeo, que explicou sobre cada uma das três formas de comunicação: a passiva, a agressiva e a assertiva. “As duas primeiras atitudes geram sofrimento para ambos os lados do embate e a terceira respeita o direito de todos os envolvidos”, explica Taís.

A professora e seus alunos apresentaram exemplos de como se portar em situações de conflito, e os presentes, separados em grupos, puderam dividir com os demais as interferências de determinado tipo de comunicação em sua vida. O público aprendeu, ainda, modos de controlar emoções e técnicas de respiração, que auxiliam nas habilidades sociais de comunicação.

O Fórum Permanente de Educação Ambiental é uma parceria entre Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação (SMED) e Programa Municipal de Educação Ambiental (Pronfea), com a Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UAP/CCR/UFSM).

O Fórum, organizado pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Município da Educação, Vera Simon, e pela integrante da Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria, Venice Grings, tem o objetivo de estimular a participação coletiva na reflexão dos problemas socioambientais locais. A atividade é voltada para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que foram os responsáveis pela escolha das temáticas, da pesquisa sobre o tema e da organização e divulgação do Fórum.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello
Fotos: Divulgação Smed

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial