Notícias

25/05/2016 25/05/2016 16h08m

População entra no clima das atividades do Dia do Desafio. SM disputa com cidade do México


População entra no clima das atividades do Dia do Desafio. SM disputa com cidade do México

Visando quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos, o Dia do Desafio é uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e em Santa Maria as atividades físicas, organizadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) com apoio da Prefeitura Municipal.

“Pretendemos envolver 140 mil pessoas em Santa Maria e mais 24 cidades da abrangência do SESC Santa Maria. No estado, 98% das cidades estão realizando atividades físicas nesta manhã”, afirma Luiz Alexandre, coordenador do Dia do Desafio. As atividades realizadas na Praça Saldanha Marinho foram supervisionadas pelo coordenador regional do Sesc, Pedro DSaccol Filho. O prefeito Cezar Schirmer também acompanhou a programação realizada pela manhã.

Desde as 8h50 dessa quarta-feira o auxiliar administativo Roberto Carlos de Freitas Garcia, da União dos Corredores de Rua de Santa Maria (UCRSM), está caminhando ininterruptamente em uma esteira. Seu objetivo é romper seu recorde pessoal de 60km, até as 21h. Para poder alcancar o desafio, Roberto se alimenta e hidrata enquanto caminha, à uma velocidade média de 12km/h.

Santa Maria compete com a cidade de Campeche, no México

As atividades realizadas pelo SESC estão ocorrendo na Praça Saldanha Marinho, e envolvem 70 monitores voluntários e acadêmicos de Educação Física. “Eu acho importante incentivar o pessoal a fazer bastante atividade física, não só pelo dia do desafio, mas sim pela qualidade de vida”, afirma a estudante de Educação Física da ULBRA, Raíssa Fassbinder.

Na manhã desta quarta-feira ocorreram aulas de Zumba, Ballet Fit e Axé. Confira a programação do dia abaixo:

Programação:

12h - Ginástica Aeróbica

13h - Aula de Dança

14h - Aula de Dança

15h - Circuito

16h - Zumba

17h - Axé

Saiba mais - O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e no Rio Grande do Sul a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. O evento foi idealizado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. O Brasil participa da ação desde 1995. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

Texto e fotos: Acadêmico de Jornalismo Lenon de Paula
Supervisão: Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial