Notícias

14/04/2016 15/04/2016 16h54m

Lançamento oficial da Feira do Livro apresenta campanha publicitária desta edição


O lançamento oficial da Feira do Livro de Santa Maria, edição 2016, aconteceu na noite desta quinta-feira (14), no Monet Plaza Shopping. A cerimônia reuniu autoridades, agentes culturais, professores e diretores de escolas, além de familiares dos homenageados da 43ª edição da feira.

Este ano o evento tem como patrono Eros Grau. O jurista não pode estar presente na solenidade, no entanto, uma carta de agradecimento foi enviada ei lida aos presentes. O artista plástico, desenhista, cartunista, ativista cultural e professor Mário Lucio Bonotto Rodrigues (Maucio) é o professor homenageado desta edição. A homenagem póstuma é dedicada à escritora Ruth Farias Larré. Falecida em 2015, a professora foi presença constante na Feira do Livro.

O início da cerimônia foi marcado pela apresentação do Coral Illumina, formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, sob regência da professora de canto, Juliana Pires. Após, os convidados conheceram a campanha publicitária desta edição, produzida por acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano.

A secretária de Cultura, Marília Chartune, se pronunciou representando a Comissão Organizadora da feira. “Congratulo a todos da comissão pela maneira como estamos conduzindo os preparativos para nosso evento literário considerado um dos maiores do Estado”. A afirmativa da secretária se justifica pelos números alcançados pela Feira do Livro este ano. De acordo com a organização do evento, serão 300 escritores, cerca de 130 lançamentos e 37 estandes.

O prefeito Cezar Schirmer prestigiou o evento, manifestando apreço pelos homenageados, destacando suas trajetórias e o envolvimento de cada um com a cultura e a história da cidade.

 

Campanha inspirada no ato de colorir

O slogan da Feira do Livro 2016 é “Pinte a vida na companhia de um livro” e traduz a leitura como ferramenta de transformação. Para a campanha publicitária foram elaborados quatro peças, utilizando a fotografia para transmitir realismo. Letícia Viana, acadêmica de Publicidade e Propaganda da Unifra e uma das idealizadoras da campanha publicitária da Feira do Livro 2016, comenta que, diferentemente dos últimos anos, nesta edição foi escolhida uma palavra simbólica e forte para a feira: colorir. “As antigas campanhas se prendiam muito ao livro em si, e nós procuramos dar um apelo mais sentimental à campanha e ao fato de ler um livro com esta palavra”. Ela coordena a campanha junto com Lucas Baggio, Camila Ferrari e Roberta Porto Alegre, também acadêmicos do Centro Universitário Franciscano.

 

Experiência além da academia

A Feira do Livro é realizada por muitas mãos. Além da comissão organizadora, livreiros, escritores, inúmeras pessoas trabalham para que o evento seja a cada ano mais grandioso. Atuando como voluntário pela quinta vez na no evento literário de Santa Maria, a primeira sem vínculo com o Centro Universitário Franciscano, Guilherme Benaduce, egresso da Unifra, afirma que ajudar no evento tem um valor sentimental muito grande para quem participa. Durante a faculdade, o hoje jornalista sempre se dedicou à feira como voluntário da assessoria de comunicação. “Para quem trabalha com as letras, participar da Feira do Livro, um evento que respira literatura 24 horas por dia, é muito gratificante pessoalmente”.

A 43ª edição da festa literária acontece de 23 de abril a 8 de maio, na Praça Saldanha Marinho, das 13h às 21h, exceto aos sábados, quando inicia às 10h. É uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com apoio do SESI-RS.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265) e Rodrigo Thiel (acadêmico de Jornalismo/UFSM)
Fotos: João Alves (Mtb 19722)
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial