Notícias

03/07/2015 03/07/2015 18h12m

Secretária de Cultura de Santa Maria participa de Fórum Nacional, em Porto Alegre


A secretária de Cultura da Prefeitura de Santa Maria e coordenadora de Cultura da AMCentro, Marilia Chartune, participou, nos dias 1º e 2 de julho, do 2º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Cultura e 22º Fórum dos Dirigentes Municipais do Rio Grande do Sul. Os encontros aconteceram em Porto Alegre, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. A coordenadora setorial da Secretaria da Cultura, Elza Hecht, também participou dos eventos.

Promovido em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (CODIC), o evento discutiu os desafios para implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Paralelamente aos dois fóruns, também foi realizado o 35º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul e o Encontro de Lideranças Femininas do RS.

De acordo com a secretária Marilia Chartune, durante os encontros foram discutidos assuntos relacionados ao Sistemas Municipais de Cultura. “O Ministério da Cultura se comprometeu a fortalecer o Fundo Nacional de Cultura, que ainda é o mesmo do ano passado, 160 milhões de reais”, explica. Também foram tratados assuntos como a relação da Cultura com a Educação na construção do conhecimento. “Além disso, a Lei Cultura Viva anuncia um novo mecanismo de relação dentre Município, Estado e União, um termo de compromisso cultural criado para facilitar o acesso a recursos para projetos cadastrados, além de tratar sobre a Nova Política para as Artes e a Economia da Cultura na perspectiva do Desenvolvimento Econômico”, disse.

Ainda nos fóruns foi debatida a integração entre as fronteiras e o Programa Mais Cultura nas Escolas e o impacto da cultura sobre o PIB gaúcho. Os participantes discutiram também o projeto de regularização da Lei do Sistema Nacional de Cultura e as alterações na Lei Rouanet pelo Pró Cultura. Na pauta do MINC foi sugerida a formação de colegiados dos segmentos culturais.

Participaram do 2º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Cultura e 22º Fórum dos Dirigentes Municipais do Rio Grande do Sul dirigentes cultuais de todo o Estado. Entre os palestrantes e participantes dos painéis estiveram representantes do Ministério da Cultura, o secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, Vitor Hugo, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Neidmar Roger Charao Alves, representantes do CODIC,  FAMURS, entre outros.

 

Texto: Jornalista Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: Divugalção/Secretaria de Município da Cultura

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial