Inicial > Notícias > Plano de Mobilidade Urbana é aprovado...

Notícias

22/05/2015

Plano de Mobilidade Urbana é aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores


Na tarde desta quinta-feira (21) o Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), representado pelo presidente da autarquia, Francisco Severo, e o vice-presidente, Fábio Vasconcelos, esteve reunido com o Legislativo Municipal. O encontro serviu para sanar as dúvidas, ainda restantes, acerca do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU). O diálogo, realizado no Plenarinho da Câmara Municipal, resultou em Sessão Extraordinária após a reunião. Na convocação, os 21 vereadores aprovaram - por unanimidade - o Plano que pretende responder aos problemas de mobilidade urbana da cidade.

Durante a reunião, que antecedeu a sessão, a presidência do Instituto esclareceu os questionamentos sobre a implantação e as implicações do PDMU. Além do momento das respostas obtidas, os vereadores propuseram ao Instituto emendas na legislação do Plano. As mesmas são referentes ao texto estabelecido para a Zona 2 do município (Centro Histórico da cidade) e ao transporte público. Ou seja, as ações executadas nos âmbitos mencionados - previstas no Plano de Mobilidade - serão possíveis mediante parecer técnico do Iplan e votação do Legislativo Municipal. Para o presidente do Iplan, Francisco Severo, a aprovação é “reflexo de um novo passo para a mobilidade urbana”.

A comissão especial formada pela Câmara de Vereadores, responsável pela análise e pelo relatório do PDMU, foi composta pelos vereadores Marcelo Bisogno, Werner Rempel e Cezar Gehm. Mediante aprovação, o Executivo Municipal pode dar sequência ao processo de liberação do recurso, já publicado no Diário Oficial da União, para a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) na cidade.

O BRT otimizará o tráfego através de uma Via Troncal – criada para atender o município no sentido Leste e Oeste. “Há um enorme fluxo de habitantes que não conseguem se locomover para diferentes localidades do município e, por isso, estamos procurando formas de tornar viável esse deslocamento”, comentou Severo quando questionado sobre as regiões escolhidas para o traçado do BRT.

A verba de R$ 180 milhões, aprovada para a implantação do ônibus rápido, caracteriza o maior investimento a fundo perdido já destinado para Santa Maria.

 

Texto e fotos: Natalia Apoitia

Assessoria de Comunicação IPLAN

Revisão: Jornalista Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial