Notícias

30/04/2015 30/04/2015 17h39m

Gestão Pública: TCE faz Encontro Regional de Controle e Orientação em Santa Maria


Fotos: João Vilnei. Gestão Pública: TCE faz Encontro Regional de Controle e Orientação em Santa Maria

Santa Maria recebeu, nesta quinta-feira (30), o Encontro Regional de Controle e Orientação (Erco) promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). O evento, que ocorreu no auditório do Conjunto III da Faculdade Franciscana (Unifra), tem como objetivo propiciar o debate de temas diretamente ligados à gestão pública de forma a prevenir a ocorrência de irregularidades. 

O Prefeito Cezar Schirmer participou do encontro e destacou a importância do evento “como orientação aos servidores municipais, aos secretários, aos prefeitos da região, para tomada de decisões seguras, com transparência, eficiência e, assim, fazer mais com os recursos públicos”.

O Conselheiro Presidente do tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, falou sobre a importância de eventos pedagógicos como o Erco, para a prevenção de problemas e falhas na administração pública. “Não temos dúvidas de que a efetividade do controle está diretamente ligada à capacidade de prevenção e, portanto, em colaborar com os gestores no aperfeiçoamento da missão de gestão na administração pública, por exemplo, sobre a legislação que trata das organizações da sociedade civil (ONGs). Miola observou que 2016, será o último ano de mandato aos atuais prefeitos e há algumas exigências da lei de responsabilidade fiscal que são mais rigorosas para esse período.

A programação dirigida para prefeitos, vereadores, agentes e servidores de 49 municípios da região contou com cerca de 140 participantes que receberam materiais impressos produzidos pela Escola Superior de Gestão e Controle do TCE-RS, contendo orientações para auxiliar os administradores no cotidiano da gestão municipal sobre a Dívida Ativa, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, o processo eletrônico no Tribunal, o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet e o novo Regimento Interno do TCE-RS.

 

Acadêmica de jornalismo: Victória Luiza
Carlos Roberto Nunes
Edição: André Campos (MTb 10.790)
Fotos: João Vilnei

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial