Notícias

26/03/2015 26/03/2015 17h55m

Lançada a 2ª edição do concurso “Luz, Câmera e Educação Fiscal”. Inscrições a partir desta quinta


Lançada a 2ª edição do concurso “Luz, Câmera e Educação Fiscal”. Inscrições a partir de quinta

Na manhã desta quinta-feira (26), o auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), prédio 74C do Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi palco para o lançamento da segunda edição do concurso nacional “Luz, Câmera e Educação Fiscal”. O projeto é uma promoção conjunta da Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) e Receita Federal do Brasil, com apoio da Escola de Administração Fazendária (Esaf), Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul e UFSM. O PMEF é vinculado às secretarias da Educação e de Finanças.

O “Luz, Câmera e Educação Fiscal” tem como objetivo a seleção de obras audiovisuais de curta-metragem, realizadas por estudantes  das universidades e professores de todo o país, que tratem sobre a disseminação da Educação Fiscal. O tema desta edição é a função social e econômica do tributo. A principal ideia é despertar a conscientização dos cidadãos. O evento foi transmitido ao vivo pela Multiweb, canal de TV na internet da Universidade Federal de Santa Maria.

O coordenador de Educação Fiscal e Memória Institucional da Secretaria da Receita Federal de Brasília, Antonio Henrique Linderberg Baltazar, foi a atração do lançamento. Baltazar ministrou uma palestra abordando a função social do tributo, tema do concurso. O delegado da Receita Federal de Porto Alegre, Alexandre Rampelotto, enalteceu a parceria entre as entidades envolvidas. “O sucesso da parceria entre o Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria, a Receita Federal e demais entidades, mais uma vez é comprovada. O lançamento da segunda edição do concurso universitário de curta-metragem de Educação Fiscal materializa essa atuação conjunta para levar à sociedade lições de cidadania”, exalta o delegado. 

Os interessados em participar do concurso devem se inscrever, a partir desta quinta-feira (26) até o dia 15 de junho, pelo endereço online www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal/?secao=ef_lcef&sub=inscricaoe seguir o regulamento que está disponível no mesmo link. A premiação pode ser conferida no endereço www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal/?secao=ef_lcef&sub=premiacao

Participações

Também participaram do evento em Santa Maria, além da coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas; o delegado da Receita Federal do Brasil em Santa Maria, Araquem Ferreira Brum; a delegada adjunta da Delegacia da Fazenda Estadual em Santa Maria, Ivanice Schultes; representantes da coordenadora da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Cristina  Farias e Rosangela Sartori Chagas; o coordenador do Serviço Regional do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Cesar Grimaldi; o vice-diretor do Centro Ciências Sociais e Humanas da UFSM, Wanderlei José Ghilardi; a chefe da Divisão da Interação com o Cidadão,  da Receita Federal de Porto Alegre, Maria Angélica Orth; a delegada adjunta da Receita Federal, Vera Antoniazzi; a coordenadora do Programa de Educação Fiscal da Universidade Federal de Santa Maria, Zélia Mocelin, além de estudantes universitários, professores entre outras autoridades.

 Algumas opiniões dos participantes sobre a palestra de abertura

“Palestra extremamente criativa e reflexiva sobre a tributação na sociedade, dados os raros debates sobre o tema. Há uma relativa consciência da sociedade sobre a elevada carga tributária, mas quase não se discute a função socioeconômica do tributo. Ao mesmo tempo, a sociedade exige mais serviços do Estado”, superintendente da Receita Federal do Brasil, Paulo Renato da Silva Paz.

“Considero uma fala bastante lúcida, clara e realista, resgatando fatos e contextos históricos que ratificam a necessidade e a importância de existir tributos”, professor Marcelo Trevisan, do Curso de Administração da UFSM.

“Grande intelectual da tributação econômica brasileira e mundial. Relação do poder do Estado sobre a obrigação de tributação da sociedade em geral. Contribuir para termos uma sociedade melhor. O Estado não sobrevive sem impostos”, Zélia Mocelin / UFSM

“A palestra foi excelente, pois aborda a necessidade (dever fundamental) de pagar tributos, para que o Estado possa cumprir os direitos fundamentais de educação, saúde, segurança pública, transporte e infraestrutura. A contextualização histórica é muito importante, para o correto entendimento da tributação”, Maria Angélica Flores Orth, da Receita Federal do Brasil.

 “O sucesso da parceria entre o Programa Municipal de Educação Fiscal, da Receita Federal e demais entidades mais uma vez é comprovada com o lançamento da 2ª edição do concurso universitário de curta-metragem de Educação Fiscal, materializa essa atuação conjunta para levar à sociedade lições de cidadania”, delegado da Receita Federal de Porto Alegre, Alexandre Rampelotto.

“Excelente palestra. A linguagem e o tema escolhidos foram muito adequados para o ambiente acadêmico, e foi um ótimo estímulo para participar do concurso”, Carlos Luciano Sant’Anna. 

“A palestra do Professor Antonio Baltazar foi extremamente esclarecedora. Mas antes de tudo apresentou uma fundamentação clara sobre Direito Tributário, a importância dos tributos para a movimentação dos direitos básicos da população e ainda o contexto de cidadania”, representante da 8ª Coordenadoria Regional de Educação,  Cristina Farias.

“Excelente. Muito apropriada. Com linguagem clara, dentro do contexto do evento. A todo o momento trouxe pontos de reflexão, exigindo nossa opinião acerca do tema”, Paulo Cesar Grimaldi / TCE- RS

“Ótima. O palestrante teve muita habilidade em chamar os participantes a refletirem”, delegado da Receita Federal do Brasil em Santa Maria, Araquem Ferreira Brum.

 

Texto: Franciele Varaschini
Revisão/Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Educação Fiscal

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial