Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

04/06/2023

Durante a Balada Segura, cerca de 10% dos condutores abordados recusaram fazer o teste de etilômetro


Operação ocorreu entre a noite de sábado (3) e a madrugada deste domingo (4). As barreiras foram em trechos da Rua Serafim Valandro e da Avenida Hélvio Basso

Em mais uma Operação Balada Segura, que ocorreu entre a noite de sábado (3) e a madrugada deste domingo (4), foram abordados 122 veículos, sendo que 12 condutores se recusaram a realizar o teste de etilômetro. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou barreiras em trechos da Rua Serafim Valandro, no Centro, e da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione.

De acordo com o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, os 12 motoristas que se recusaram a fazer o teste foram autuados por recusa, sendo aplicada as penalidades administrativas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e destes, um também teve o veículo removido por não apresentar condutor habilitado.

“Foi uma Operação bem movimentada, onde o que mais chamou a atenção foi o alto índice de recusas, isso chega a quase 10% dos motoristas que não realizaram o teste do etilômetro. Seguimos orientando e alertando os condutores de veículos que devem estar atentos no trânsito, respeitar a sinalização e os órgãos de segurança, não dirigir após ingerir bebida alcoólica, e manter sempre a documentação em dia”, alerta o superintendente Brondani.

Ainda nesta ação, foram autuados quatro veículos com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecida a opção para pagamento dos débitos através do aplicativo bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021. Três motoristas optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção, e um motorista que optou pelo não pagamento, teve o veículo removido, conforme prevê a legislação do CTB. 

Durante as barreiras, foi constatado que um condutor estava dirigindo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, e um condutor dirigia com a CNH vencida há mais de 30 dias, sendo aplicada as medidas de acordo com o CTB.

O superintendente informa que a Brigada Militar estava no apoio da Operação, e realizou a abordagem de um veículo na Avenida Hélvio Basso, sendo o veículo removido devido a diversas irregularidades, e o condutor conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA).

A Operação Balada Segura teve a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), e apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar.

Dados da Operação:

Veículos abordados: 122
Total de autuações: 26
Autuados por recusa: 12
Testes etilômetro: 110
Veículos removidos: 3

*Fonte: CTMU

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial