Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

23/05/2023

Prefeitura informa sobre novo semáforo no cruzamento da Rua Duque de Caxias com a Rua Tamanday


Equipamento está ligado no amarelo intermitente para alertar os motoristas, pedestres e ciclistas. O funcionamento convencional está previsto para iniciar nesta sexta-feira (26)

Equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalharam na revitalização dos sinais horizontal e vertical e na instalação de um novo conjunto semafórico no cruzamento da Rua Duque de Caxias com a Rua Tamanday, no Bairro Medianeira, nesta terça-feira (23). A Prefeitura informa que o equipamento está ligado no amarelo intermitente para alertar os motoristas, pedestres e ciclistas. O funcionamento convencional está previsto para iniciar nesta sexta-feira (26).

O novo semáforo irá operar em dois tempos. Os motoristas que trafegam pela Rua Duque de Caxias, no sentido Bairro-Centro, poderão converter à direita na Rua Tamanday ou à esquerda na Rua Atlântida. Já os motoristas que trafegam na Duque de Caxias, no sentido Centro-Bairro, podem seguir pela via, converter à direita na Rua Atlântida ou à esquerda na Rua Tamanday. A instalação é uma contrapartida da ampliação da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma).

“Seguimos atuando com mudanças que têm por objetivo melhorar a mobilidade urbana de Santa Maria. Tudo é feito a partir da constatação do Setor de Engenharia de Tráfego da Secretaria, que realiza estudos periódicos para verificar a necessidade da instalação de equipamentos nas vias mais movimentadas. Uma das razões da instalação deste novo semáforo é o grande aumento do fluxo de veículos, devido à travessia urbana. Com isso, nosso propósito é garantir a segurança das pessoas, além de proporcionar um melhor ordenamento no trânsito e facilitar o fluxo de veículos”, lembra o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.

Novos equipamentos

Desde 2022, novos equipamentos foram instalados para melhorar o fluxo de veículos em vias de Santa Maria. Em 25 de novembro do ano passado, um novo semáforo foi instalado no cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas. Em 12 de novembro, um novo semáforo entrou em funcionamento no cruzamento da Rua Silva Jardim com a Rua Serafim Valandro, no Bairro Rosário.

Já outro conjunto semafórico está em funcionamento desde o dia 5 de novembro, no cruzamento da Avenida Medianeira com a Rua Appel. No dia 14 de outubro, foram instalados dois conjuntos semafóricos nos seguintes locais: no cruzamento da Avenida Borges de Medeiros com as ruas Fernandes Vieira e Inspetor Goulart, no Bairro Divina Providência, com quatro tempos; o outro equipamento está em operação na Rua Ernesto Beck com a Avenida Liberdade, no Bairro Passo D’Areia, e tem três tempos.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial