Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

10/03/2023

Durante a semana, Prefeitura realizou blitze educativas para dialogar com motoristas e pedestres


Foto: João Vilnei (Mtb 18.086)

Ações ocorreram nas proximidades de duas instituições de ensino, nos bairros Centro e Nova Santa Marta, para chamar a atenção sobre os cuidados no trânsito com a “Volta às Aulas”

Dando continuidade ao diálogo com motoristas e pedestres, e para chamar a atenção nos cuidados essenciais no trânsito com a “Volta às Aulas”, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou blitze educativas durante a semana, nas proximidades de duas instituições de ensino.

Nesta quinta-feira (9), das 16h30min às 17h30min, uma blitz ocorreu na Rua Irmão Jacinto, no Bairro Nova Santa Marta, perto do Colégio Marista Santa Marta. Durante a ação, foram abordados em torno de 60 veículos, entre automóveis e motocicletas, e 53 pedestres, sendo crianças e pais que estavam no local. Já na terça-feira (7), outra blitz foi realizada na Rua Floriano Peixoto, em frente ao Colégio Franciscano Sant’Anna, tendo sido abordados 93 veículos das 15h30min às 16h30min.

As blitze fazem parte da campanha permanente de segurança no trânsito “Volte Pra Casa” e também da campanha “Respeite a Faixa”, ambas promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. Durante a abordagem dos veículos, há distribuição de material informativo para chamar a atenção dos condutores e de pedestres sobre os cuidados no trânsito e o respeito à sinalização, principalmente no local em que há muita circulação de pais e alunos. As ações educativas são organizadas pelo Programa Vida no Trânsito (PVT) com o apoio de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU).

“As pessoas foram muito receptivas nas duas ações que realizamos nesta semana. No Colégio Marista Santa Marta, por exemplo, os professores e servidores da escola mostraram a satisfação e a aprovação desse trabalho. Muitas crianças e adolescentes interagiram e conversaram com a equipe da secretaria. Houve momento de troca de experiências em relação aos assuntos relacionados ao trânsito. As blitze têm sido produtivas, e isso mostra que estamos no caminho certo e, principalmente, criando laços com a comunidade, que se sente valorizada através de ações educativas que trabalham pela preservação da vida”, avalia a coordenadora do Programa Vida no Trânsito (PVT), Lucimar Garcia de Sá.

As ações educativas promovidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, com o foco na “Volta às Aulas”, seguem nas próximas semanas e devem contemplar outros locais que ficam próximos às instituições públicas e privadas de Santa Maria.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086) e Prefeitura de Santa Maria 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial