Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

01/03/2023 01/03/2023 16h29m

Com a volta às aulas em 2023, Prefeitura faz blitz educativa sobre atitudes responsáveis no trânsito


A 1ª ação do ano ocorreu próxima ao Colégio Coração de Maria, no Bairro Dores, na tarde de terça-feira (28)

O ano letivo de 2023 já teve início nas escolas públicas e privadas de Santa Maria. Para alertar a população sobre a importância da segurança no trânsito, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, fez a 1ª blitz educativa do ano na tarde des terça-feira (28). Ela ocorreu próxima ao Colégio Coração de Maria, no Bairro Dores. Na ação, realizada das 15h50min às 16h50min, foram abordados 89 veículos.

A blitz faz parte da campanha permanente de segurança no trânsito “Volte Pra Casa” e também da campanha "Respeite a Faixa", ambas promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. Durante a abordagem dos veículos, houve distribuição de material informativo para chamar a atenção dos condutores sobre os cuidados no trânsito e o respeito à sinalização, principalmente no local em que há muita circulação de pais e alunos. A ação educativa foi organizada pelo Programa Vida no Trânsito (PVT) com o apoio de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU).

“Com o objetivo de chamar a atenção sobre atitudes responsáveis no trânsito, respeito à sinalização, e uma relação de harmonia entre condutores e pedestres, que garantem a proteção e, principalmente, a preservação da vida no trânsito, é que estamos iniciando, nesta semana, as blitze educativas nas vias de maior tráfego de veículos nas proximidades das escolas. Durante as próximas semanas, novas ações devem ocorrer próximas a instituições de ensino principalmente”, explica a coordenadora do Programa Vida no Trânsito (PVT), Lucimar Garcia de Sá, que conversou com os motoristas durante a ação de terça.

O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, lembra que as blitze educativas são também uma maneira de intensificar o diálogo com os motoristas sobre os atropelamentos e em relação ao cuidado e ao respeito na faixa de segurança.

“Retomamos as ações educativas de 2023 neste ano, para alertar a população da necessidade de condutas seguras e adequadas no trânsito com vistas a preservação da segurança e da vida. No ano de 2022, a Secretaria de Mobilidade Urbana fez um grande investimento financeiro na Educação para o Trânsito, o que resultou, em média, a cada três dias, em uma ação educativa em escolas e outras instituições, e em blitze nas vias públicas com maior tráfego de veículos”, recorda o secretário Ponsi.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial