Inicial > Mobilidade Urbana > Notícias > Para intensificar a sinalização, 400 novas...

Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

18/11/2021 18/11/2021 15h29m

Para intensificar a sinalização, 400 novas placas refletivas são instaladas em vias do Município


Prefeitura também reforça sinalização horizontal de faixas de pedestres e setas direcionais com a aplicação de material termoplástico 

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, segue trabalhando para reforçar a sinalização horizontal e vertical de trânsito em vias do Município em benefício aos motoristas. Para revitalizar a sinalização vertical com material refletivo, 400 novas placas de regulamentação (Parada obrigatória, Proibido virar à direita e Proibido virar à esquerda) e indicativas de pontos de ônibus estão sendo instaladas. Nesta quinta-feira (18), a Sinasc Empresa de Sinalização, contratada pelo Executivo Municipal, realiza a colocação de novas placas em vias do Bairro Nossa Senhora de Lourdes e Nonoai.

Conforme explica o engenheiro Marcelo Rossés, da Secretaria de Mobilidade Urbana, foram sinalizados os cruzamentos que não contam com semáforos compreendidos em duas regiões do Município: no perímetro formado pela Rua do Acampamento, Avenida Presidente Vargas, Avenida Borges de Medeiros e Rua Silva Jardim, e no perímetro formado pela Avenida Presidente Vargas, Rua Floriano Peixoto, Avenida Medianeira e Rua Appel.

Já as placas danificadas que foram retiradas, vão ser recuperadas, assim como as hastes galvanizadas (que protege contra a corrosão). Ao todo, serão recuperadas 195 placas e hastes. Após, serão implantadas nos bairros com deficiência de sinalização, conforme demanda da secretaria.

Sinalização horizontal

Desde o mês de outubro, a empresa Sinasc também trabalha na revitalização dos sinais horizontais de trânsito com a aplicação de um material termoplástico. A primeira via que recebeu a nova sinalização, refletiva e mais duradoura, foi a Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione. Após, o serviço foi realizado em todas as avenidas recentemente recuperadas, como as avenidas Ângelo Bolson e Presidente Vargas, e nas ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado. 

Nesta semana, o trabalho do reforço na sinalização horizontal ocorre na Avenida Dores e, na sequência, será contemplada toda a Avenida João Luiz Pozzobon. Numa próxima etapa, a aplicação do material termoplástico será na Avenida Walter Jobim e na Avenida Rio Branco, no trecho entre as ruas Vale Machado e Venâncio Aires.

Para que esta importante revitalização pudesse ocorrer, foram investidos mais de R$ 400 mil, com recursos próprios da Secretaria de Mobilidade Urbana.

“A sinalização é dos pontos principais de uma cidade, não só estéticos, mas para a organização básica do trânsito de veículos e pedestres. A sinalização é, sobretudo, um processo de organização, que promove a segurança com ordenamento, organização e prioridades. Por isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana está investindo, e muito, em todos os setores que promovam esta organização, visando, principalmente, a segurança das pessoas”, justifica o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.

Total de placas:
100 de pontos de ônibus
150 de parada obrigatória
59 de proibido converter à direita
59 de proibido converter à esquerda
32 de proibido retornar esquerda em semáforos das avenidas Dores, Medianeira e Presidente Vargas

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial