Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

16/04/2018 18/04/2018 08h53m

Em ação na Borges de Medeiros, Prefeitura de Santa Maria fiscaliza transporte escolar clandestino


Ação ocorreu na tarde desta segunda-feira na Avenida Borges de Medeiros (Fotos: Divulgação/Prefeitura)

Poder Executivo ressalta que divulga, mensalmente, relação de motoristas e de veículos que estão em situação regular

 

Comprometida com a segurança dos estudantes do Município, a Prefeitura de Santa Maria abordou, nesta segunda-feira (16), um automóvel que fazia transporte escolar clandestino de crianças. A ação, coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, e Guarda Municipal, ocorreu na Avenida Borges de Medeiros, próximo à Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Darcy Vargas.

Na ocasião, os agentes autuaram o motorista do veículo em flagrante, já que ele transportava cinco crianças em um veículo de passeio. O Poder Executivo também pede aos responsáveis que fiquem atentos em relação ao transporte regular de crianças e ressalta que divulga, mensalmente, a relação completa de motoristas e de veículos que estão em situação regular junto à Secretaria de Mobilidade Urbana. (Consulte aqui a relação).

O secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, o Coronel Vargas, participou da ação e destacou que a pasta irá intensificar as fiscalizações a transportes escolares clandestinos, tendo em vista à segurança das crianças que são transportadas e a responsabilidade do Município para com os pequenos.

“Esta é uma ação também para que as famílias se conscientizem do perigo ao qual elas estão expondo seus filhos”, afirmou Coronel Vargas.

No Município, quem fiscaliza esse tipo de atividade são os agentes de trânsito e os fiscais de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana. No entanto, a fiscalização também pode ser realizada por policiais rodoviários, tanto federal quanto estadual, além da Brigada Militar.

DICAS PARA CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE ESCOLAR

A principal recomendação aos pais e responsáveis é que sejam contratados somente transportes escolares legalizados no Detran e na Prefeitura Municipal, pois estes veículos são vistoriados com regularidade. Também é fundamental que sejam solicitadas a apresentação dos seguintes documentos:

- Carteira de Licença Individual (CLI) e Selo de Vistoria do Veículo, ambos emitidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana;
- Autorização para Trânsito de Veículo de Transporte Escolar, emitida pelo Detran;
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, emitidos pelo Detran.
Caso o profissional não atenda aos requisitos listados acima, a orientação da Prefeitura é pela não contratação do serviço. Denúncias de irregularidades podem ser registradas pelo telefone (55) 3921-7271.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial