Inicial > Mobilidade Urbana > Notícias > Carro equipado com câmeras dará mais...

Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

27/02/2018 27/02/2018 16h33m

Carro equipado com câmeras dará mais eficiência ao trabalho realizado no trânsito em Santa Maria


Carro começa a operar na quinta-feira em Santa Maria (Foto: João Alves)

Câmeras são capazes de fotografar placas de carros, indicando a sua localização e a data e a hora em que o veículo foi flagrado, contribuindo com iniciativas ligadas à Segurança

 

A partir de quinta-feira (1º), entrará em funcionamento em Santa Maria um veículo equipado com câmeras que dará eficiência ao trabalho dos fiscais de trânsito da Prefeitura Municipal. O carro foi cedido em comodato para o Executivo durante o prazo de contrato com a Rek Parking, empresa que gerencia o estacionamento rotativo na cidade. Além de ser um aliado à fiscalização, o sistema de tecnologia instalado no veículo poderá contribuir com o Cercamento Eletrônico de Santa Maria, uma das propostas de Governo do prefeito Jorge Pozzobom, e com as investigações da Polícia Civil e da Brigada Militar, por exemplo.

O carro – um Fiat Mobi Way – será conduzido exclusivamente por fiscais de trânsito da Prefeitura de Santa Maria. O veículo é equipado com quatro câmeras, instaladas no topo do automóvel, com tecnologia OCR (em português, Reconhecimento Óptico de Caracteres), que são capazes de identificar e fotografar placas de carros, indicando a sua localização, com a data e a hora em que o veículo foi flagrado. As câmeras emitem as informações em tempo real para dois servidores, via internet, além de ficarem armazenadas no sistema durante anos.

Em função do tipo de tecnologia empregada no veículo, o automóvel pode servir também como uma importante ferramenta para os órgãos de Segurança, já que é possível indicar a posição de veículos furtados, roubados, adulterados ou envolvidos em crimes, em determinada hora e local. As câmeras captam informações tanto de carros parados, quanto em movimento, com velocidade de até 60 km/h., auxiliando em casos de carros procurados e orientando eventuais blitze, por exemplo.

“Esse carro é o primeiro passo para implementarmos o projeto do Cercamento Eletrônico em Santa Maria. Estamos usando a tecnologia para otimizar o serviço público, focando na segurança e na fiscalização. Vamos entrar em contato com os órgãos de segurança, para verificar o que eles precisam, fazendo uma interface para auxiliar em investigações e outras questões de segurança”, explicou o secretário-chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

O decreto municipal que estabeleceu a cobrança pelo estacionamento rotativo na forma de parquímetros na cidade já previa que a empresa contratada deveria suprir o setor de fiscalização da Prefeitura com a tecnologia necessária para o trabalho de verificar e autuar os carros estacionados de forma irregular na zona abrangida pela Zona Azul. Com a ampliação do número de vagas da Zona Azul (veja abaixo), a prefeitura requisitou o automóvel à empresa, visando reduzir custos do Executivo e aumentar o poder de fiscalização.

Em Rio Grande, onde o carro já é usado pela prefeitura local. Além da operação durante o dia na Zona Azul, o veículo é levado para operações de Balada Segura. Estacionado alguns metros antes da barreira de fiscalização, ele capta as imagens das placas e avisa, em tempo real, aos policiais e fiscais, quais veículos devem ser parados por envolvimento em irregularidades anteriores.

EFICIÊNCIA DE PESSOAL

Hoje, quatro fiscais realizam o serviço de verificar as notificações deixadas pelos monitores da Rek Parking no Município. Com a utilização do carro equipado com as câmeras, apenas dois fiscais atuarão no trabalho: um agente nas ruas e mais um na sede do DMT. Os outros profissionais serão liberados para trabalhar diretamente no DMT, desempenhando outras tarefas.

AMPLIAÇÃO NAS VAGAS

Além de contar com a tecnologia do carro equipado com câmeras, o mês de março também trará novas alterações na área delimitada para estacionamento rotativo no Centro da cidade. Isso porque a Prefeitura e a Rek Parking estão colocando à disposição da comunidade outras 277 vagas em seis ruas, além das 1.350 vagas já disponíveis. Agora, o Município conta com um total de 1.627 vagas de estacionamento rotativo nas principais ruas da cidade.

A demarcação dos espaços já foi realizada, e a cobrança nos novos pontos iniciará também nesta quinta-feira. A partir desta data, quem estacionar de forma irregular na Zona Azul estará sujeito à multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito.

NOVIDADES NA FORMA DE PAGAMENTO

Além de ampliar as vagas para estacionamento rotativo, democratizando o uso dos espaços, a Prefeitura e a Rek Parking também estão disponibilizando novas formas de pagamento aos usuários. A partir de agora, será possível efetuar o pagamento da vaga por meio de cartão de crédito ou de débito, diretamente nos parquímetros. Inicialmente, oito equipamentos com essa funcionalidade serão instalados em locais estratégicos da Zona Azul. O novo tipo de pagamento se soma às modalidades já utilizadas, que são o aplicativo Digipare, moedas e o cartão pré-pago da Zona Azul.

Ainda, os novos parquímetros vão privilegiar o autoatendimento, além de serem implantados novos cinco pontos de venda. As demais novidades previstas para o estacionamento rotativo na cidade podem ser conferidas aqui.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial