Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

17/11/2017 17/11/2017 15h28m

Com o fechamento de canteiros, Avenida Medianeira já apresenta mais fluidez no tráfego de veículos


Medidas buscam evitar engarrafamentos gerados pelas conversões e retorno em pontos críticos

 

Começaram a vigorar nesta sexta-feira (17) uma série de mudanças promovidas pela Prefeitura de Santa Maria ao longo da Avenida Medianeira. Na quinta-feira (16), a Secretaria de Mobilidade Urbana, com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, fechou canteiros em quatro pontos da avenida: próximo ao Colégio Centenário, em frente ao supermercado Nacional, no retorno em frente à Rua Serafim Valandro e em frente à Basílica. Nestes locais, a sinalização vertical informa que está proibido realizar a conversão e o retorno.

O superintendente de Mobilidade Urbana, Marcelo Rosses, explica que o fechamento de canteiros em avenidas é tendência em grandes centros urbanos. Ainda, a medida evita as conversões, responsáveis por grande parte dos acidentes, e favorece a fluidez do tráfego de veículos que se deslocam pela via, evitando engarrafamentos causados por motoristas que desejam fazer a conversão. Rosses também lembra que, ao fazer a conversão em uma avenida, o motorista precisa parar sobre a pista de rolamento, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Toda e qualquer alteração que promovemos no trânsito parte de um estudo aprofundado, além da observação sobre o comportamento dos motoristas. Entendemos que as mudanças geram polêmica logo que são aplicadas, no entanto, os condutores acostumam e acabam compreendendo a necessidade quando percebem que o fluxo de veículos melhora”, afirma o superintendente.

Rosses reforça que as medidas executadas pela Prefeitura nesta semana fazem parte de um pacote de mudanças anunciadas, ainda, em 2015. O superintendente de Mobilidade Urbana ainda explica que o fechamento de canteiros já foi aplicado na Avenida Presidente Vargas em 2011 e conquistou resultados positivos, inclusive no tempo de deslocamento do transporte coletivo. A secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, justifica a necessidade das mudanças.

“Com as novas intervenções, o trânsito nessa área ganhará um novo traçado geométrico que vai impactar significativamente na melhoria do tráfego de veículos em toda a região. Juntas, as intervenções se complementam e proporcionam mais qualidade ao fluxo de veículos na Avenida Medianeira, que há muitos anos apresenta-se como um dos maiores gargalos no trânsito da cidade’, afirmou Sandra.

 

COM CANTEIROS FECHADOS, MOTORISTAS TÊM OUTRAS OPÇÕES
O fechamento de canteiros na Avenida Medianeira obriga os motoristas a fazerem uso das chamadas “alças de quadra” ou “retorno de quadra”.  As alças de quadra são rotas alternativas em ruas laterais, oferecendo mais segurança e evitando o trancamento do fluxo.  

- Fechamento de canteiro próximo ao Colégio Centenário:
Com o fechamento do canteiro próximo ao Colégio Centenário, o motorista que sobe a Avenida Medianeira e decide descer em direção aos bairros deve acessar a Avenida Fernando Ferrari, depois a Conrado Hoffmann e subir a General Neto para então converter à esquerda na Avenida Medianeira. Outra opção é fazer a conversão no retorno próximo à Rua Benjamin Constant, onde existe uma pista de rolamento e sinalização específica para este fim.

- Fechamento de canteiro em frente ao supermercado Nacional:
O motorista que está no supermercado Nacional e deseja descer a Avenida Medianeira, em direção aos bairros, deve sair pela Rua Floriano Peixoto, em frente ao Colégio G10, para depois, na sinaleira, fazer a conversão à esquerda na Medianeira.

- Fechamento do canteiro junto à sinaleira da Medianeira com a Rua Serafim Valandro:
Com o fechamento do canteiro, quem desce a Avenida Medianeira não poderá mais fazer o retorno em direção ao Centro. A opção para os motoristas é acessar a Rua Serafim Valandro, fazer a conversão à esquerda na Rua Felipe de Oliveira e, após, subir a Rua Duque de Caxias para, na sinaleira, converter à esquerda na Medianeira. E os motoristas que estão subindo a avenida, em direção ao Centro, mas decidem retornar em direção aos bairros, devem acessar a Rua Duque de Caxias, dobrar à direita na Rua Doutor Teodorico, depois novamente à direita na Rua Heitor Campos e, na sinaleira, fazer a conversão à esquerda na Avenida Medianeira.

- Fechamento de canteiro em frente à Basílica:
Com o fechamento do canteiro em frente à Basílica, quem desce pela avenida (direção Centro-Bairro) e precisa fazer retorno para subir a Medianeira deve acessar a Travessa Medianeira, depois seguir pela Rua Farrapos, dobrar à esquerda na Rua Barão do Triunfo e subir a Avenida Medianeira.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial