Inicial > Mobilidade Urbana > Notícias > Prefeitura instala conjunto semafórico na Avenida...

Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

07/11/2017 08/11/2017 09h25m

Prefeitura instala conjunto semafórico na Avenida Medianeira, no cruzamento com a Rua Heitor Campos


Sinaleiras novas instaladas entraram em funcionamento nesta terça-feira (Foto: João Alves)

Equipamento já funciona desde a manhã desta terça-feira

 

O novo conjunto semafórico instalado na Avenida Medianeira, em frente à Basílica, entrou em funcionamento no final da manhã desta terça-feira (07). Com a abertura no canteiro central, em frente à Rua Heitor Campos, o equipamento, instalado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, será responsável por coordenar o fluxo de veículos no cruzamento. Com esta medida, a Prefeitura também pretende dar mais segurança aos pedestres que atravessam em frente ao santuário, uma vez que o local já registrou casos de atropelamento.

A secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, explica que a instalação das sinaleiras vai garantir segurança a pedestres e motoristas, tanto na Avenida Medianeira, quanto no entorno.

“Essa região tem grande movimento, por conta da Basílica Nossa Senhora da Medianeira, das escolas existentes na região e do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Por isso, nossa preocupação é também com as pessoas. A instalação destas sinaleiras era uma reivindicação antiga”, afirma.

 

O QUE MUDA
Com a instalação das sinaleiras, o motorista que trafega pela Avenida Medianeira, no sentido Bairro-Centro, poderá fazer a conversão à direita na Rua Heitor Campos, ou seguir pela avenida. Quem trafega pela Rua Heitor Campos terá duas opções: dobrar à direita na Medianeira, em direção ao Centro, ou fazer a conversão à esquerda para descer a avenida. Quem desce a Medianeira, quando chegar ao semáforo, terá a opção de seguir reto ou de fazer a conversão à direita na Travessa Medianeira (Imagem 1).

O superintendente de Mobilidade Urbana, Marcelo Rosses, faz duas ressalvas importantes que devem ser observadas pelos motoristas.

“Os condutores devem estar atentos porque o novo conjunto semafórico instalado na Avenida Medianeira vai funcionar da mesma forma que os equipamentos instalados na Avenida Presidente Vargas. Portanto, quem desce a Medianeira, no sentido Centro-Bairro, não poderá fazer a conversão à esquerda na Heitor Campos, nem o retorno para subir a avenida”, explica.

Ainda segundo Rosses, o cronograma da Secretaria de Mobilidade Urbana está em dia. Com isso, as alterações programadas para a Rua Duque de Caxias devem ser realizadas nesta quarta-feira (08). Nesse dia será executada a sinalização horizontal e vertical da Rua Duque de Caxias, no trecho entre a Avenida Medianeira e a Rua Tamanday. Neste ponto, o fluxo de veículos que atualmente opera em mão dupla, passa a ser em mão única, no sentido Centro-Bairro. No trecho entre a Rua Tamanday, até a BR-158, o sentido da via continua em mão dupla (Imagem 2)

Ainda, na Duque de Caxias, entre a Avenida Medianeira e a Rua Tamanday, o estacionamento será permitido nos dois lados da via (atualmente, nesse trecho, o estacionamento só é permitido na lado direito da Duque, sentido Centro-Bairro).

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 19.722)
Imagens: Robson Lima
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial