Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

03/11/2017 03/11/2017 17h58m

Prefeitura faz alterações viárias na Avenida Medianeira e na Rua Duque de Caxias, próximo à Basílica


Abertura do cruzamento em frente à Basílica e instalação de semáforo deve ser concluída na terça-feira (Foto: João Alves)

Nova sinalização vertical e horizontal começa a ser implantada na segunda-feira

 

A partir de segunda-feira (06), a Prefeitura de Santa Maria inicia uma série de intervenções no Bairro Medianeira. As ações, promovidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, buscam dar fluidez ao tráfego de veículos na Avenida Medianeira, próximo à Basílica. Os serviços serão realizados em três etapas (veja abaixo), devem estar concluídos até a sexta-feira (10) e só serão realizados em caso de tempo seco, sem chuva.

Primeira etapa – início e conclusão previstos na segunda-feira (06):
Sinalização horizontal e vertical na Avenida Medianeira, no trecho entre as ruas Barão do Triunfo e Duque de Caxias. Os servidores do setor de Pintura e Sinalização vão realizar a divisão de pista, pintura de setas indicativas e instalação de placas. Neste trecho, o estacionamento na Avenida Medianeira (sentido Bairro-Centro), em frente à Basílica, será suprimido, para a criação de uma terceira pista que vai dar condições aos motoristas que desejam fazer a conversão à direita, na Rua Heitor Campos.

Ainda, será feita a sinalização da Avenida Medianeira, no sentido Centro-Bairro, no trecho entre a Duque de Caxias e a Travessa Medianeira. Nesse ponto, serão suprimidas cerca de dez vagas de estacionamento junto ao meio fio (aproximadamente 60 metros da avenida).

Segunda etapa – início e conclusão previstos na terça-feira (07):
Nesta etapa, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos já deverá ter concluído a abertura do canteiro central da avenida, em frente à Rua Heitor Campos. Neste ponto serão instalados três conjuntos semafóricos de led, para organizar o fluxo. Um semáforo de um tempo, na Avenida Medianeira (sentido Bairro-Centro), vai permitir a conversão à direita na Rua Heitor Campos. O outro equipamento, na Avenida Medianeira, vai permitir que os veículos que trafegam pela Heitor Campos possam atravessar a avenida. O terceiro semáforo, na Medianeira (sentido Centro-Bairro), vai organizar o tráfego para quem desce a avenida.

Com estas mudanças, vale ressaltar que, tanto a conversão à esquerda, quanto o retorno na Avenida Medianeira estarão proibidos.

Terceira etapa – início e conclusão previstos para quarta-feira (08)
Será executada a sinalização horizontal e vertical da Rua Duque de Caxias, no trecho entre a Avenida Medianeira e a Rua Tamanday. Neste ponto, o fluxo de veículos que atualmente opera em mão dupla, passa a ser em mão única, no sentido Centro-Bairro. No trecho entre a Rua Tamanday, até a BR-158, o sentido da via continua em mão dupla.

Ainda, na Duque de Caxias, entre a Avenida Medianeira e a Rua Tamamday, o estacionamento será permitido nos dois lados da via (atualmente, nesse trecho, o estacionamento só é permitido na lado direito da Duque, sentido Centro-Bairro).

 

MUDANÇA DE SENTIDO NA DUQUE EXIGE ROTAS ALTERNATIVAS
Antes de iniciar a mudança efetiva de sentido na Rua Duque de Caxias, a Secretaria de Mobilidade Urbana executou a preparação das ruas adjacentes para oferecer rotas alternativas aos motoristas. As mudanças, realizadas no início de outubro, já foram concluídas:
Rua Heitor Campos: No trecho entre a Avenida Medianeira e a Rua Tamanday, o estacionamento será proibido no lado direito da via, no sentido Medianeira-Tamanday. A via será mão dupla no mesmo trecho.
Rua Marques do Herval: Terá sentido único, direção Bairro-Centro, a partir da Rua Tamamday até a Avenida Medianeira.
Ruas Barão do Nonoai e Pedro II: Terão sentido único, entre a Rua Marques do Herval e Duque de Caxias.
Rua Tamanday e Rua Pe. José de Anchieta: Terão sentido único a partir da Rua Duque de Caxias até a Rua Marques do Herval.
Rua Dr. Theodorico: Será mão dupla, no trecho entre a Rua Heitor Campos e a Rua Duque de Caxias.
Rua Atlântida: Terá sentido único a partir da Rua Duque de Caxias até a Heitor Campos. 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Imagens: Robson Lima
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial