Inicial > Mobilidade Urbana > Notícias > Prefeitura e forças policiais se reúnem...

Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

17/03/2017 20/03/2017 16h43m

Prefeitura e forças policiais se reúnem para debater a segurança no Aeroporto Municipal


Reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira na Delegacia da Polícia Federal (Foto: Divulgação)

Questões administrativas, embarque de passageiros armados e situações emergenciais pautaram a reunião

 

O funcionamento e a segurança no Aeroporto Municipal de Santa Maria foram temas de uma reunião, nesta sexta-feira (17), entre a Prefeitura e forças policiais da cidade que atuam no local. O embarque de passageiros armados e situações de emergência foram alguns dos assuntos em debate.

Conforme a secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, durante a reunião foi destacada a necessidade de haver um aviso imediato aos órgãos de segurança quando o botão de pânico, que existe no aeroporto, for acionado, para promover agilidade no atendimento. O botão é utilizado em situações de emergência que podem vir a ocorrer no aeroporto.

“A Prefeitura e os órgãos de segurança estão preocupados com o bem-estar da população. Queremos prevenir e defender a integridade de quem utiliza o aeroporto”, comentou a secretária.

O embarque de passageiros armados foi outro assunto debatido, já que é exigido que, nesses casos, o passageiro chegue com duas horas de antecedência no aeroporto, pois é preciso a presença de um policial federal, que precisa se deslocar até o local, para autorizar o embarque. No entanto, essa determinação não tem sido cumprida pelos passageiros, por isso, há a necessidade de uma ampla divulgação.

Conforme o delegado da Polícia Federal, Getúlio Jorge de Vargas, o aeroporto é de extrema importância para a cidade e, também, para os municípios vizinhos. Assim, segundo ele, é preciso que haja uma comunicação adequada entre todos os órgãos envolvidos na administração e segurança, para que o trabalho realizado no local seja eficiente.

“Quem utiliza os voos precisa de um tratamento de excelência e de qualidade, que seja digno e com segurança. Por isso, precisamos integrar todas as forças, para que, quando algo acontecer, cada um saiba o que fazer e ocorra tudo de maneira ágil e alinhada”, ressaltou o delegado.

O encontro, que ocorreu na Delegacia da Polícia Federal, também contou com a presença da gerente do aeroporto, Silvana Frasson; do gerente de operações do aeroporto, Aleques Machado Martins; da assessora de gabinete da secretaria de Mobilidade Urbana, Janete Vieira do Carmo; do superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes; do assessor de fiscalização da Guarda Municipal, Santo Alciomar; do delegado Diogo Caneda dos Santos, que representa a Polícia Federal na Comissão de Segurança do Aeroporto; e do comandante do 3º Esquadrão da Brigada Militar, capitão Alexandre Pires Lacerda. 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Divulgação
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial