Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

23/11/2021 23/11/2021 17h00m

Etapa do serviço de macrodrenagem está 100% concluída em trechos de nove vias do Bairro Camobi


Nesta semana, equipes trabalham em escavações na Rua Lamartine Babo

A complexa obra em andamento em trechos de nove vias no Bairro Camobi está com 100% da etapa de macrodrenagem concluída. Porém, seguem os serviços. No total, foram assentados 3.157 metros de tubulação e construídas 185 caixas de drenagem que vão ajudar a dar vazão às águas pluviais e evitar alagamentos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, acompanha o avanço dos trabalhos que são realizados pela empresa vencedora da licitação, a Della Pasqua Engenharia e Construções Ltda.

Nesta semana, o trabalho das equipes se concentra na escavação da via em trecho da Rua Lamartine Babo, entre a Erly de Almeida e Vicente Prado Lima. No local, são feitas as camadas de sub-base e base para dar suporte à via, já que se trata de áreas urbanizadas onde não é possível aumentar as espessuras acima da rua existente. No último sábado (20), outra equipe da empresa trabalhou no preparo da base na Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, entre as ruas Vicente Prado Lima e Erly de Almeida.

As próximas etapas são a execução de sub-base de pedra rachão e de base de brita graduada para, após, ser colocada a camada de concreto asfáltico.

A obra

Alagamentos e transtornos com o tráfego de veículos em dias chuvosos são problemas que já começaram a ser solucionados no Bairro Camobi por meio dessa obra de macrodrenagem, que contempla a execução de drenagem pluvial e de recuperação da pavimentação asfáltica. Ao todo, estão sendo beneficiados moradores de nove trechos da Região Leste, entre a Avenida João Machado Soares e a Rua João da Fontoura e Souza (lista completa abaixo), por onde a obra passa.
 
A empresa vencedora da licitação, a Della Pasqua Engenharia e Construções Ltda, deu início aos serviços em dezembro de 2020. O investimento é de R$ 4.007.656,19, com recursos do Fundo Municipal Pró-Saneamento. Em função da complexidade, a duração da obra era de oito meses. Porém, em julho deste ano houve aditivo de prazo por mais 90 dias. Durante este período, o Executivo Municipal verificou ponto com problema na Rua Lamartine Babo, e também foi verificada a necessidade de pavimentar algumas ruas, visto que os trechos de chão poderiam com o tempo obstruir as bocas de lobo. Nos próximos dias, será lavrado mais um termo aditivo para que a obra seja concluída.

Trechos beneficiados pela etapa de macrodrenagem:

- Avenida João Machado Soares (entre as ruas Equador e Angelim Bortoluzi)
- Rua Angelim Bortoluzi (entre as avenidas João Machado Soares e Prefeito Evandro Behr)
- Rua 17 de Maio (entre a Avenida Prefeito Evandro Behr e Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha)
- Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha (entre a Rua 17 de Maio e Rua João da Fontoura e Souza)
- Rua Lamartine Babo (entre a Rua 17 de Maio e Rua João da Fontoura e Souza)
- Rua Silvino Jacob Zimmermann (entre a BR-287 e Rua Liberato Salzano)
- Rua João Arlindo (entre a BR-287 e Rua Liberato Salzano)
- Rua Padre João Bosco Burnier (entre a BR-287 e a Avenida Prefeito Evandro Behr)
- Rua João da Fontoura e Souza (entre a BR-287 e a Avenida Prefeito Evandro Behr)

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial